header top bar

section content

Frei Damião de Bozano completaria hoje 111 anos

Centenas de fiéis são esperados nesta quinta-feira (5) no Convento de São Félix de Cantalice, localizado no Pina, na Zona Sul do Recife, para celebrar os 111 anos de nascimento de Frei Damião de Bozzano. Os romeiros que visitarem o local poderão participar de três missas, às 6h, 11h e 17h, e confissões durante todo […]

Por

05/11/2009 às 07h56

Centenas de fiéis são esperados nesta quinta-feira (5) no Convento de São Félix de Cantalice, localizado no Pina, na Zona Sul do Recife, para celebrar os 111 anos de nascimento de Frei Damião de Bozzano.

Os romeiros que visitarem o local poderão participar de três missas, às 6h, 11h e 17h, e confissões durante todo o dia. Pelo menos dez ônibus de devotos devem comparecer e reverenciar o religioso que é considerado um santo pelos nordestinos.

A expectativa da organização é que aproximadamente 500 pessoas participem da Festa de Frei Damião. Uma celebração de proporções bem menores, se comparada com a romaria que acontece há 12 anos no mês de maio, e marca a data de falecimento do religioso.

Para os fiéis, que começaram a chegar no local desde o fim da tarde de ontem, colchões foram disponibilizados para possibilitar a dormida, além de local para banhos.

De acordo com a voluntária Célia Coutinho, 65 anos, os romeiros receberão refeições preparadas com alimentos doados por empresários e outros fiéis.

“As pessoas que chegam aqui são muito humildes, de uma fé profunda. É muito gratificante servir essas pessoas e observar como elas conseguem ser felizes com tão pouco”, afirmou. “É uma lição de vida”. As doações também são feitas em dinheiro.

Há romeiros que vêm de diversas partes do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sertão de Pernambuco.

Frei Damião nasceu em 5 de novembro de 1898, em Bozzano, na Itália. Desde criança, mostrava vocação para a vida religiosa. Aos 16 anos, ingressou na Ordem dos Capuchinhos, no Convento de Visa Basílica, onde escolheu o nome de Damião.

Em 1923, foi ordenado sacerdote em Roma. Oito anos depois chegou ao Brasil para ser missionário. Celebrou sua primeira missa no País em 5 de abril de 1931, em Gravatá, Agreste de Pernambuco.

Fonte: JC online

Tags:

Recomendado para você pelo google

DE BOA

VÍDEO: Ex-bancário paraibano diz que já visitou 25 países e manda recado para mulheres cajazeirenses

DONO DA CONSULTRAN

VÍDEO: Especialista em trânsito elogia Zona Azul de Cajazeiras, mas cobra ensino de trânsito nas escolas

QUER MAIS SEGURANÇA

VÍDEO: Cantor da região de Cajazeiras diz que consumo de drogas nas festas dificulta fechar contrato

SAÚDE & BEM-ESTAR

VÍDEO: Em Cajazeiras, médica explica o que é ‘prato colorido’ para quem quer perder peso com saúde