header top bar

section content

Comer sozinho faz mal à saúde, principalmente para os homens

O hábito aumenta o risco de desenvolver obesidade em 45%, e pressão alta em 64%, revela estudo

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

02/11/2017 às 09h51

Solidão na hora das refeições pode ser prejudicial (Foto: iStock/Getty Images)

Pesquisadores do Hospital Ilsan de Dongguk, de Seul, na Coréia do Sul, estudaram a frequência com que 7.725 homens e mulheres adultos fazem refeições sozinhos; seja na hora do almoço ou jantar.

Um hábito corriqueiro, ainda mais praticado por cidadãos de grandes metrópoles, mostrou resultados surpreendentes. Entre os participantes homens, constataram que a relação entre refeições solitárias e saúde pode ser muito ruim: o risco de estes participantes desenvolverem obesidade aumentou em 45%, e o risco de desenvolverem pressão alta ou alguma outra síndrome metabólica, como colesterol, as chances cresceram em 64%.

A ideia do trabalho surgiu ao constatarem que cada vez mais as pessoas estão vivendo sozinhas — 27% das famílias americanas, por exemplo, são constituídas por uma única pessoa, e tal constatação tem aumentando constantemente desde 1920. Entre as hipóteses de tal aumento, estão o casamento tardio e o alto índice de divórcios.

Por isso, pesquisadores acreditam que pessoas que se sentem solitárias, deverão, em algum ou vários momentos, fazer escolhas pouco saudáveis na hora de montar o prato, optando por junk food, ao invés de vegetais, por exemplo.

De acordo com os dados do estudo publicado na Obesity Research & Clinical Practice, se homens comessem sozinhos duas refeições por dia, aumentaram os risco de desenvolverem síndrome metabólica, como hipertensão arterial ou pré-diabetes.

Entre as mulheres participantes da pesquisa, o primeiro resultado mostrou que se fizessem duas ou mais refeições sozinhas por dia, eram propensas ao risco de desenvolver pressão alta ou obesidade, em 29%.

Mas após analisarem fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool e idade, esse percentual caiu.

Veja

Tags:

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Capitão da PM conta que vítima de tiros em Cajazeiras fez revelação sobre crime antes de morrer

VÍDEO

No Sertão, Ricardo Coutinho rebate presidente da assembleia e manda recado duro para governador da PB

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana