header top bar

section content

Dormir pouco faz tão mal quanto beber, aponta estudo

A má rotina de sono tem-se mostrado cada vez mais impactante na saúde

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

13/11/2017 às 08h55

Adultos devem dormir entre sete a nove horas por noite, de modo a manterem um estilo de vida saudável

A qualidade e o tempo de sono é um dos maiores indicadores da saúde humana. Apesar do crescente alerta para a importância das noites bem dormidas, o sono ainda é desvalorizado. E qual a consequência disso? Menos saúde – muito menos saúde, para falar a verdade.

É o que diz um novo estudo, publicado na revista Nature Medicine e realizada pela Universidade de Tel Aviv, que concluiu que dormir pouco tem consequências bem mais nocivas do que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

“Descobrimos que a falta de sono reduz a capacidade dos neurônios funcionarem, causando lapsos cognitivos”, explica Itzhak Fried, um dos mentores do estudo que alertou ainda para o fato de a falta de sono (ou de uma rotina eficaz) comprometer a “forma como percebemos e reagimos” a tudo o que acontece à nossa volta.revelou em entrevista ao site Medical News Today.

De acordo com o estudo, a privação de sono tem um efeito tão ruim ou pior do que o consumo excessivo de álcool, podendo ainda comprometer a performance e causar lapsos de memória, além de todo um risco que há associado a acidentes.

Para o estudo, os cientistas contaram ainda com a ajuda de pesquisadores da Universidade de Los Angeles, realizaram análises cerebrais em 12 pessoas com epilepsia e cujas convulsões foram induzidas pela privação do sono.

Notícias ao Minuto

Tags:

Recomendado para você pelo google

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana

ENTREVISTA EXCLUSIVA

VÍDEO: Ricardo diz que sabia de ‘inimigos’ no governo, diz que PSB estava acomodado e alerta Azevêdo

CRIMINALIDADE

VÍDEO EXCLUSIVO: Homem é brutalmente assassinato em Cajazeiras; esposa conta detalhes do homicídio