header top bar

section content

Saiba como aliviar dores no corpo com exercícios de respiração

A respiração profunda estimula o fluxo sanguíneo e promove oxigenação na musculatura e articulações

Por Notícias ao Minuto

26/04/2018 às 10h46

Benefícios da respiração para a saúde e dores

Respirar é uma atividade tão comum para o nosso corpo, que não temos o hábito de nos atentar a ela. A consequência disso é uma respiração curta, que está diretamente associada a problemas como estresse, ansiedade e insônia. A fisioterapeuta Patrícia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, afirma que para pacientes com dores crônicas, como lombalgias e artrites, os exercícios de respiração auxiliam muito no alívio dos incômodos.

“Acomode-se em um ambiente tranquilo e sem barulho. Feche os olhos e comece, lentamente, o exercício de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. O tempo ideal é de 4 segundos puxando o ar, 2 segundos segurando-o e mais 6 segundos expirando-o”, explica a profissional. Esses e outros exercícios de respiração profunda devem ser realizados pelo período de 5 a 10 minutos por dia. “Se preferir, faça a noite, antes de dormir”.

A respiração profunda estimula o fluxo sanguíneo e promove oxigenação na musculatura e articulações, o que auxilia no relaxamento muscular. “É importante mencionar que 90% das lesões musculares em atletas são causadas por esforço, e quando relaxamos a musculatura com exercícios de respiração, temos um importante aliado contra esse tipo de lesão”, afirma.

As crianças já vêm apresentando quadros de ansiedade e até depressão, que podem estar associados à respiração curta. Esse é um problema difícil de autodiagnosticar antes que os sintomas comecem a surgir, mas a prática dos exercícios pode aliviar as dores no corpo, além de reduzir a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no nosso organismo.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/579699/como-aliviar-dores-no-corpo-com-exercicios-de-respiracao

Recomendado pelo Google: