header top bar

string(13) "diario-sertao"

section content

Acordar para fazer xixi pode indicar várias doenças; fique de olho!

É mais comum que a pessoa vá ao banheiro muitas vezes para fazer pequenas quantidade de xixi do que a pessoa que realmente faz uma grande quantidade de urina por dia

Por Tua Saúde

28/05/2018 às 08h46

Os perigos do xixi em excesso (Foto: Reprodução Kidspot)

Ter que ir muitas vezes no banheiro para fazer xixi geralmente é um sintoma normal, especialmente quando se bebeu muitos líquidos durante o dia. No entanto, quando surge sem explicação pode ser um sinal de alguns problemas de saúde, como infecção urinária, diabetes ou até aumento da próstata no homem.

A poliúria é o nome científico da urina em excesso que ocorre quando se elimina mais de 3 litros de xixi em 24 horas. É mais comum que a pessoa vá ao banheiro muitas vezes para fazer pequenas quantidade de xixi do que a pessoa que realmente faz uma grande quantidade de urina por dia. Para esclarecer essa dúvida e conseguir identificar se a pessoa realmente está eliminado muito xixi, o médico pode pedir um exame de urina de 24 horas.

1. Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas
Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo. Isso também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água ou após o consumo exagerado de sal ou de alimentos ricos em sódio como presunto, mortadela ou batatas fritas, por exemplo.

Além disso, tomar muito café ou outros alimentos que contém cafeína como chá preto, chocolate e chá mate também pode aumentar a frequência urinária porque além de terem água, a cafeína é um diurético natural. Uma outra fonte diurética é a bebida alcoólica que não é uma boa opção para tomar quando se está com sede, porque ela não hidrata, mas pelo contrário, desidrata.

2. Tomar diuréticos
Grandes quantidades de urina podem ser causadas pela toma de diuréticos como Furosemida ou Aldactone que podem ser usados para controlar problemas de saúde como alterações cardíacas, pressão alta e até mesmo para emagrecer.

3. Infecção urinária
O aumento da frequência em urinar pode ser causado por uma infecção urinária quando também estão presentes outros sintomas como dor ou ardência ao urinar e se há urgência em urinar. Outro sinal característico é quando a pessoa corre para o banheiro porque precisa fazer xixi e quando chega lá, não tem tanta urina quanto esperava.

Fonte: https://www.tuasaude.com/vontade-de-urinar-toda-hora/

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Diversidade em Foco com professor de Português destaca as variações da nossa língua

HERANÇA ARTÍSTICA

VÍDEO: Filho de grande nome da música brasileira agita a Festa do Brega no Cajazeiras Tênis Clube

EM JOÃO PESSOA

VÍDEO E FOTOS: Posse da nova diretoria da API é marcada por repentes, lançamento de livro e emoção

DUPLA CERIMÔNIA

VÍDEO: OAB lança em Cajazeiras as chapas para as eleições da Seccional Paraíba e da Subseção local