header top bar

section content

Direção da UPA de Cajazeiras desmente boato sobre caso de coronavírus e diz estar apta para diagnóstico

Segundo nota da UPA, boato se espalhou após mulher dar entrada com sintomas de virose gripal e relatar que teve contato com uma pessoa que esteve na Espanha

Por Jocivan Pinheiro

14/03/2020 às 13h25 • atualizado em 14/03/2020 às 13h38

UPA de Cajazeiras

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras negou o boato que se espalhou nas redes sociais dando conta de que havia uma paciente com coronavírus naquela unidade de saúde.

Em nota, a direção da UPA explica que o boato se espalhou após uma mulher dar entrada com sintomas de virose gripal e relatar que teve contato com uma pessoa que esteve na Espanha.

De acordo com a nota da UPA, era improvável que a paciente tivesse contraído o covid-19 porque “o contato deu-se há trinta dias e com uma pessoa assintomática, ou seja, sem sintomas que caracterize o Coronavírus”.

A nota garante ainda que a UPA de Cajazeiras, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Vigilância Epidemiológica, está apta para diagnosticar casos suspeitos.

VEJA TAMBÉM: Cai para 14 o número de casos suspeitos de coronavírus na Paraíba; veja a lista

Leia a nota completa

A Direção Geral da Unidade de Pronto Atendimento Dra Valéria Macambira Guedes, vem por meio deste comunicar que NÃO HÁ NENHUM CASO DE CORONAVÍRUS NA UPA DE CAJAZEIRAS como vem sendo proferido por grupos de WhatsApp.

Tal fato se deu por conta de uma paciente do sexo feminino ter dado entrada na instituição com queixas de síndrome gripal e no momento da consulta relatou que teve contato com uma pessoa que havia vindo da Espanha há trinta dias. Neste momento pessoas que estavam próximas começaram o boato e já saíram espalhando que havia um caso de coronavírus nesta instituição.

Depois de realizado o atendimento médico, de pronto foi descartado a possibilidade da paciente está infectada pelo coronavírus visto que, o contato deu-se há trinta dias e com uma pessoa assintomática, ou seja, sem sintomas que caracterize o Coronavírus.

Diante do quadro de pandemia do coronavírus, certificamos a toda à população que a UPA de Cajazeiras está APTA E QUALIFICADA para receber e diagnosticar os casos suspeitos com apoio da Secretária de Estado da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, salientando que após a comprovação de possíveis casos faz-se o isolamento domiciliar e em casos graves exige a internação hospitalar.

Diante da situação exposta venho tranquilizar a todos e confirmar que a inexistência de paciente portador do vírus COD19 nesta instituição.

Cajazeiras, 13 de março de 2020.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: