header top bar

section content

Com 101 casos confirmados, Paraíba zera fila de análise de amostras viáveis para coronavírus

De acordo com dados da Secretaria, a Paraíba superou a marca de 100 casos confirmados (101); 832 descartados; 13 óbitos e 43 casos recuperados

Por José Dias Neto

12/04/2020 às 12h03

Casos confirmados seguem aumentando

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste domingo (12), que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) zerou a fila de análise de amostrar viáveis de investigação da Covid-19 na Paraíba.

A partir desta segunda-feira (13), o resultado dos exames acompanha o movimento da curva ascendente da doença, em tempo oportuno. Amostra viável é aquela coletada corretamente, no tempo certo e com a quantidade exigida.

De acordo com dados da Secretaria, a Paraíba superou a marca de 100 casos confirmados (101); 832 descartados; 13 óbitos e 43 casos recuperados.

Para os casos leves, o governo já adquiriu 200 mil testes e aguarda a chegada para divulgar os detalhes.

O diretor geral, do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, lembrou que, no ano de 2016, na emergência da microcefalia, relacionada ao zika vírus, o Lacen-PB enviava as amostras para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e, agora, com o coronavírus, a realidade mudou, pois, os exames que, também estavam sendo realizados no IEC, passaram a ser feitos no Lacen-PB.

Explicou que, zerando as amostras viáveis, foi criada uma rotina capaz de acompanhar a curva ascendente da doença. “Hoje, o Lacen-PB consegue fazer 120 exames, por dia. Há estados com uma fila enorme. Esta semana, provavelmente, teremos muitas amostras porque o adoecimento começa a acontecer. Agora é que a gente inicia a fazer teste de doentes e, com isso, haverá uma detecção maior, até porque estamos na ascendência da covid-19”, concluiu Bergson.

PORTAL DIÁRIO

DIREITOS E AÇÕES

VÍDEO: Advogado explica se FGTS e auxílio emergencial podem ser sacados ao mesmo tempo

ERRO OU GOLPE?

VÍDEO: Secretária de Cajazeiras que apareceu na lista do auxílio aciona a CGU para investigar o caso

CONSULTA POPULAR

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras fará pesquisa junto à população sobre novas medidas contra a pandemia

DINHEIRO NA CUECA

VÍDEO: Após seis meses preso acusado de corrupção, Bosco Fernandes é recebido com carreata em Uiraúna

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!