header top bar

section content

VÍDEO: No programa Nossa Gente, médico orienta homens a ficarem mais atentos com a saúde a partir dos 40 anos

O profissional destacou a importância dos cuidados com a saúde masculina e da prevenção ao câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul

Por Luiz Adriano

31/10/2025 às 18h35

Durante participação no programa “Nossa Gente”, exibido nesta quinta-feira (30) na TV e Rede Diário do Sertão, o médico Dr. Frederico Clemente destacou a importância dos cuidados com a saúde masculina e da prevenção ao câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul. A entrevista foi conduzida pelo apresentador David Edson.

O médico explicou o que é a próstata, sua função no organismo e os principais fatores de risco relacionados ao câncer que mais afeta os homens brasileiros. Segundo Dr. Frederico, a cultura de prevenção entre os homens ainda está em processo de fortalecimento, embora já se perceba uma mudança de comportamento nos últimos anos.

“Culturalmente, a mulher se preocupa muito mais com a saúde do que o homem. Mas a gente tem percebido que, ultimamente, os homens vêm começando a se cuidar um pouco mais”, afirmou.

Dr. Frederico reforçou que os cuidados devem começar a partir dos 40 anos de idade, quando se iniciam as primeiras mudanças do envelhecimento e o risco de doenças aumenta.

“A partir dos 40 anos, os homens já devem começar a se preocupar com sua saúde, fazer exames de rotina e observar qualquer alteração. Muitas vezes, a gente tem a ideia de que o envelhecimento começa aos 60 ou 70 anos, mas a verdade é que precisamos cuidar antes”, destacou.

Entre os exames recomendados, o médico citou o PSA, que é um exame de sangue capaz de detectar alterações na próstata, e, quando necessário, o toque retal e a ultrassonografia, para avaliar o tamanho e o funcionamento do órgão.

“Se houver alteração no PSA, o paciente é encaminhado para novos exames, como o toque de próstata e a ultrassonografia, para confirmar se há aumento ou outro tipo de problema”, explicou o especialista.

Dr. Frederico que atende em João Pessoa, encerrou reforçando que o diagnóstico precoce salva vidas e que a conscientização é fundamental para quebrar tabus ainda existentes sobre o tema.

Assista o programa Nossa Gente dessa quinta-feira (30) na íntegra:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: