header top bar

section content

VÍDEO: Mais de 180 milhões de e-mails e senhas são vazados no Brasil; saiba como descobrir se você é vítima

As contas provavelmente foram interceptadas por meio de uma técnica chamada Infostealers, que utiliza malware (software malicioso) criado para infectar dispositivos, roubar informações pessoais e encaminhá-las a hackers

Por Luis Fernando Mifô

28/10/2025 às 19h07 • atualizado em 28/10/2025 às 19h11

Um megavazamento de dados que contabiliza mais de 183 milhões de endereços de e-mail e senhas – a maioria do Gmail, Outlook e Yahoo – aconteceu em abril desse ano, segundo informações divulgadas por Troy Hunt, especialista em cibersegurança e criador do portal Have I Been Pwned, que monitora vazamentos na internet.

Segundo Hunt, embora o vazamento tenha acontecido há seis meses, o problema foi divulgado nesta semana porque só agora os dados foram adicionados ao portal.

As contas provavelmente foram interceptadas por meio de uma técnica chamada Infostealers, que utiliza malware (software malicioso) criado para infectar dispositivos, roubar informações pessoais e encaminhá-las a hackers.

Ao todo, 3,5 terabytes de dados foram vazados. O maior arquivo tem 2,6 terabytes e, somados, os volumes reúnem cerca de 23 bilhões de linhas com informações de usuários.

Uma das formas de verificar se seu e-mail está entre os que foram expostos é através do próprio site Have I Been Pwned. Especialistas em segurança da informação afirmam que esta é uma plataforma considerada de boa reputação no monitoramento de vazamentos.

Para saber se seu e-mail está entre os que foram expostos, acesse o Have I Been Pwned e digite seu e-mail na barra de pesquisa. O portal vai informar, em ordem cronológica, a quantidade de vazamentos e quais aplicativos ou redes sociais foram os alvos destes vazamentos.

Se você foi vítima, as principais orientações são: alterar a senha de seu e-mail e de outras redes, dando preferência a senhas mais fortes e complexas, como aquelas que combinam letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais; trocar senhas periodicamente, evitando reutilizar a mesma senha em serviços diferentes; e ativar a verificação de duas etapas para tornar o acesso mais seguro. Os usuários afetados também devem ficar mais atentos a possíveis tentativas de golpes nos próximos dias.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: