VÍDEO: Após pane na internet, doutor em Ciência da Computação explica como age “antivírus global” Cloudflare
Nesta terça-feira (18), a internet global sofreu um momento de instabilidade que deixou fora do ar milhões de sites e redes sociais
Nesta terça-feira (18), a internet global sofreu um momento de instabilidade que deixou fora do ar milhões de sites e redes sociais. A Cloudflare, empresa responsável por proteger e acelerar o tráfego online, sofreu uma falha técnica que afetou serviços em escala mundial, incluindo plataformas como X (ex-Twitter), ChatGPT, Spotify, Uber, Amazon, entre outras. O próprio site do Diário do Sertão foi um dos afetados. Por essa razão, não houve atualização de matérias no período da manhã.
Em sua página de status, a Cloudflare publicou uma nota informando que suas equipes de engenharia “continuam monitorando a plataforma de perto e realizando uma investigação mais aprofundada sobre a interrupção anterior, mas nenhuma alteração de configuração está sendo feita neste momento”.
Dane Knecht, diretor técnico da companhia, disse que o problema não foi causado por ataque cibernético, mas por um “erro latente” ativado após uma alteração de configuração rotineira.
LEIA TAMBÉM:
No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o professor doutor em Ciência da Computação, Daladier Júnior, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cajazeiras, explicou que Cloudflare “é uma ferramente que tenta inibir que ataques cheguem ao servidor, ao prestador de serviço. É como se fosse um antivírus global”.
Embora a própria empresa alegue, até este momento, que o episódio de hoje não foi provocado por ataque de hacker, Daladier esclarece que quando o Cloudflare é atacado, ele tende a ficar fora do ar. “Quem está por trás, que presta o serviço, não vai ser afetado, mas, consequentemente, seus serviços vão ficar com problema e vão sair fora do ar”, acrescentou o professor.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário