header top bar

section content

Empreendimento é referência na produção de orgânicos no Sertão da Paraíba

Produtores rurais do Brejo e Vale do Piancó conhecem a Fazenda Tamanduá durante a Feira do Empreendedor 2017

Por Campelo Sousa

08/10/2017 às 10h23

Empreendimento é referência na produção de orgânicos no Sertão da Paraíba

Em meio à seca do Sertão da Paraíba, a Fazenda Tamanduá, em Santa Terezinha, demonstra que é viável a junção entre tecnologia, respeito ao meio ambiente e negócio. O empreendimento reduziu dificuldades climáticas, construindo soluções que passam pelo aproveitamento dos recursos naturais, cultivo e beneficiamento de produtos orgânicos além da aplicação prática do conceito de sustentabilidade.

Referenciada pela produção de orgânicos, a fazenda instalou-se no Sertão nos anos 70 e hoje possui mais de 2,7 mil hectares compostos em sua maioria de área de preservação ambiental, com corredores naturais de animais silvestres, além de poços tubulares, artesianos e açudes. A propriedade integrou a programação de visitas técnicas da Feira do Empreendedor deste sábado com a presença de mais de 40 produtores rurais do Vale do Piancó e Brejo Paraibano.

O grupo foi acolhido pelo proprietário da Fazenda, Pierre Landolt, que explicou que o sistema de produção é baseado no modelo biodinâmico, com o respeito a todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos, entendidos como um sistema vivo e interdependente. Atualmente, a Fazenda Tamanduá é certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD) quanto à produção de orgânicos no mercado brasileiro e dos Estados Unidos e é a única no Brasil certificada pela produção orgânica da Spirulina – microalga que reforça as defesas imunitárias e possui várias propriedades benéficas à saúde.

Segundo Renato Carvalho Costa, que visitou o empreendimento e é diretor da Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba (Ovinocoop), a visita possibilitou enxergar novas oportunidades de ação no seu próprio negócio a partir das técnicas adotadas na Fazenda Tamanduá. Segundo ele, a expectativa é de possíveis parcerias futuras na área de ovinos.

Atualmente, a Fazenda Tamanduá produz 12 tipos de queijos orgânicos com leite bovino e caprino, mel, frutas orgânicas – em especial a manga in natura e em polpa, entre uma variedade de outros produtos. Segundo o gerente de produção da fazenda, Flavio Medeiros, apesar da seca na região a produção de mangas orgânicas deve chegar a 160 toneladas. O produto tem como mercado consumidor os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e os países da Holanda e Estados Unidos.

O empreendimento conta com 36 moradores que, muitos deles, estão há três gerações trabalhando junto à fazenda.  Pierre Landolt destacou o mercado nacional e internacional de orgânicos em que o produto orgânico possui espaço junto ao consumidor que busca qualidade. Ele destacou que a Fazenda Tamanduá está com projetos nas áreas de manejo florestal e produção de mel orgânico e que o empreendimento está aberto a novas parcerias que priorizam a produção biodinâmica.

A Feira do Empreendedor prossegue até este domingo, dia 8, com programações nas áreas de inovação, agronegócio, sustentabilidade e oportunidades de negócio, além de visitas técnicas a empreendimentos bem sucedidos no ambiente rural.

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos, Softcom, Caixa,  Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.

Assessoria

Recomendado pelo Google: