header top bar

section content

É DIFÍCIL: Prefeito de cidade do Vale do Piancó ‘escanteia’ aliado no seu segundo mandato e caso vira polêmica; Carta Protesto ao gestor e a vice-prefeita é divulgada

O auditor do TCE, o advogado, engenheiro civil e professor de Direito da Unipe, Alfredo Gomes de Sá Neto, que saiu em defesa do ex-secretário

Por Diário do Sertão

01/02/2017 às 20h46 • atualizado em 02/02/2017 às 09h59

Ex-secretário de educação e Ação Social de Conceição, Fidelis Mangueira

Protestos nas redes sociais pelo fato do prefeito reeleito de Conceição, no Sertão da Paraíba, Nilson Lacerda (PSDB) não ter nomeado para seu segundo mandato no município o ex-secretário de Educação e Ação Social Fidelis Mangueira. Ele é Diácono e fundou o Grupo Cantai da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cajazeiras.

+ Diácono de Conceição revoluciona educação no Sertão: “Tinha escola em casa de taipa”

Durante o primeiro mandato do tucano, Fidelis ‘revolucionou’ a educação da cidade, é o que conta a população de Conceição, estimada em 18.363 habitantes, segundo o IBGE.

Ele enfrentou uma situação difícil deixada pela gestão anterior a Nilson Lacerda, com escolas sucateadas, professores com defasagem acadêmica e pouco contingente de alunos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica estava entre os mais baixos da Paraíba, mas com os investimentos e a atuação do ex-secretário o quadro apresentou mudanças significativas.

Na rede social Facebook foi divulgada uma Nota de Protesto ao prefeito, de autoria do auditor do Tribunal de Contas do Estado, o advogado, engenheiro civil e professor de Direito da Unipe, Alfredo Gomes de Sá Neto, que saiu em defesa do ex-secretário e elencou uma dezena de justificativas, o que seriam ‘qualidades’ e atributos para que Fidelis continuasse a frente da educação de Conceição.

Informações chegadas à reação do Diário do Sertão dão conta que o ex-secretário não foi nomeado porque a Pasta da Educação e da Ação Social teria ficado para a vice-prefeita, Nena Diniz, que esposa do ex-gestor João Diniz indicar, e o grupo da vice teria o nome do sobrinho para ‘chefiar’ a educação de Conceição. O cargo ainda não foi ocupado.

O outro lado
A redação tentou contato com Nilson Lacerda, porém, sem êxito, mas fica aberto o espaço caso o gestor queira se pronunciar.
CARTA DE PROTESTO

Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Conceição Nilson Lacerda,
Excelentíssima Senhora Vice Prefeita Nena Diniz

1. Tenho recebido notícias e pedidos de muitas pessoas da sociedade de Conceição, de todas as classes sociais, e aqui posso dizer, do campo e da cidade, de todas as idades que manifestam de forma democrática insatisfação com a não nomeação de Fidelis Mangueira para a Secretaria de Educação ou de Ação Social de Conceição. É preciso dizer que estas pessoas não querem ter seus nomes divulgados com medo de represálias, por serem servidores da Prefeitura Municipal e pessoas simples do povo;
2. Antes de expressar minha opinião gostaria de dizer que, tomei conhecimento através das redes sócias e das vozes das pessoas, de que alguns fatos que estão ocorrendo na nossa querida Conceição, com relação a algumas decisões que querem que sejam tomadas, não veem pela vontade pessoal do Prefeito Nilson Lacerda, mas, de imposições e exigências políticas do Ex-Prefeito João Deon Diniz e da sua esposa e Vice Prefeita Nena Diniz, que desejam, com todo direito, serem candidatos a prefeito, o que não é de se admirar;

3. Em Conceição, como em qualquer lugar deste gigante País, ao terminar uma eleição outra já é iniciada e quem tem interesse em se manter no poder não se preocupa com o povo diretamente e sim, e somente, com os seus próprios objetivos.
Vale dizer que, Nilson Lacerda que teve uma administração no primeiro mandado entre boa e ótima, deve, neste segundo, se preocupar em se cercar por pessoas competentes como algumas que exerceram cargos com zelo e eficiência, como Magnady Lacerda, Nenem Belmiro, Raimundo Araújo, entre outros e, principalmente, de Fidelis Mangueira que querem excluir da Secretaria de Ação Social onde demonstrou, com eficiência e zelo, que tem condições de desenvolver um bom trabalho em prol do nosso povo.

A esta altura não deve o governante que não tem interesse em ser candidato – até porque não pode – permitir que a sua nova administração seja manchada pelo empreguismo, pelo nepotismo e pela colocação de pessoas que não têm perfis para exercerem cargos importantes, somente com o interesse de desenvolverem “trabalho” – se pudemos usar este termo -, em benefício de quem já pensa em preparar um caminho para ser candidato de si mesmo.

4. Sabemos ainda que, o desejo pessoal do prefeito Nilson Lacerda é trazer de volta Fidelis Mangueira para a Secretaria de Educação ou mantê-lo na Secretaria de Ação Social, tendo em vista os seus relevantes serviços prestados nestas secretarias ao longo de 4 anos de seu primeiro governo, no entanto está enfrentando resistência dessas pessoas que querem a todo custo as Secretarias que para se apresentarem para o povão;

5. Conhecemos Fidelis de longas datas. É competente, responsável, ético, criativo, organizado, humano, esforçado, solidário e, acima de tudo, exigente. É por isto que as coisas com ele no serviço público funcionam. Talvez seja por isto que alguns poucos não o querem em Secretarias que são as portas para se preparar alguém para uma possível candidatura futura. Pelo contrário, digo que são estes os motivos que me fazem pedir que o Sr. Prefeito Nilson Lacerda use da sua prerrogativa de Prefeito Constitucional de Conceição e o mantenha no cargo, para o bem desta secretaria, da sua administração e da população de Conceição.
6. Outra qualidade de Fidelis é que ele não se deixa corromper, é autônomo, culto, inteligente e tem ideias próprias. É audacioso, sonhador e têm profundo amor pelos mais pobres, de modo especial as crianças, jovens e idosos. Chamo a atenção dizendo que, talvez seja por isto que alguns poucos não o querem na secretaria de ação social e muito menos controlando e praticando ações juntamente com a Primeira Dama do município em respeito a uma administração que desenvolveu e certamente continuará desenvolvendo ações em benefício dos mais pobres e mais necessitados;

7. Sabemos que Fidelis encontrou a secretaria de educação bem como a secretaria de ação social arrasadas, desestruturadas, e, em 3 anos e 4 meses, mudou a cara da educação de Conceição e é admirado por todos por seu trabalho incansável, tanto pelos professores, quanto pelos alunos e o povo em geral.

8. Na ação social Fidelis fez em 7 meses o que não fizeram em 3 anos e 4 meses. Esta secretaria estava abandonada, esquecida e passou a funcionar plenamente e a ter visibilidade municipal. Fez o SCVF, CRAS, CREAS funcionarem a contento. Chama a atenção o fato de ter Imprimido no Programa Bolsa Família a moralidade que o programa e órgãos federais exigem. Talvez seja por isto que não o querem nesta secretaria e nem na educação, ou será porque ele sempre foi bastante fiel a Vossa Excelência, prefeito Nilson Lacerda, e aos princípios da administração pública?

9. O povo de Conceição votou novamente no Prefeito reeleito para ver a continuidade de um trabalho sério que foi implantado na sua gestão! Como diz o lema: “o trabalho não pode parar”, mas, muito pelo contrário, “tem de continuar”! “Em time que está ganhando não se mexe”. Temos a certeza de que, sem Fidelis na ação social, fazendo o trabalho que sua administração iniciou vai morrer, vai parar;

10. Chega de critérios eleitoreiros e ultrapassados para nomeação de secretários municipais e servidores públicos! Chega de velhos modelos ultrapassados na política de Conceição! O povo votou em Nilson pela renovação e não para reproduzir modelos que não combinam mais com os tempos modernos. Quem dera toda cidade tivesse um Secretário como Fidelis Mangueira, que veste a camisa da administração pública, que sabe o que fazer, e quando não sabe buscar aprender! Fidelis é simples, trabalhador, exigente, e hoje é o modelo de secretário que toda prefeitura precisa, não só para Conceição, mas para toda a Paraíba! Então, porque não manter uma pessoa como Fidelis como Secretário? Só por causa de alguns políticos que querem, já hoje, pensando na próxima eleição, tomarem conta de alguns cargos chaves em proveito próprio?

11. Se Vossa Excelência quer, e não tenho dúvidas disso, o bem de Conceição, não deve se submeter a caprichos de pessoas que querem praticar o nepotismo, e a velha política de transformar a prefeitura numa oligarquia familiar. O povo quer ver as coisas funcionando, e funcionando bem!

12. Talvez se Fidelis Mangueira tivesse votado contra o prefeito Nilson Lacerda na campanha pra governador, votando em Ricardo Coutinho, em Agnaldo Ribeiro e Ricardo Barbosa, ele hoje estivesse sendo indicado para alguma destas secretarias, por aqueles que hoje não o querem por meros critérios politiqueiros! Talvez se Fidelis Mangueira não tivesse votado em Cássio Cunha Lima, em Hugo Mota e João Gonçalves, e tivesse saído de porta em porta pedindo votos para certo candidato a vereador em Conceição, ele hoje estivesse sendo indicado para um cargo de secretário municipal, por aqueles que hoje tentam escanteá-lo! Como ele preferiu ficar neutro e focado na campanha para prefeito e vice, para não desgostar diversos amigos que foram candidatos e como queria o Prefeito Nilson Lacerda, hoje ele estaria sendo preterido por todos e não por uma única pessoa.

Assim Prefeito Nilson Lacerda, por quem tenho grande apreço e amizade, Fidelis deve ser mantido na secretaria de educação ou na secretaria de ação social, por ter projetos para a ação social de Conceição. Este é o meu manifesto em respeito a quem me ligou e mandou mensagem e não pode falar. A falta ou a ausência de um bom secretário é uma enorme perda para Conceição. Portanto, deixo bem claro que as pessoas que não podem falar querem Fidelis na Secretaria de Ação Social ou na Educação Municipal.

Não deixe, meu amigo, que ninguém seja dono de secretarias e queiram fazer da sua administração a própria casa ou caminho para ser futuro candidato a qualquer cargo. A competência que Vossa Excelência demonstrou no primeiro mandato deve ser apurada para melhor.

Um Cordial Abraço do Amigo Alfredo Gomes de Sá Neto.

Veja última entrevista do ex-secretário a TV Diário do Sertão!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: