header top bar

section content

Maranhão recebe irrigantes de São Gonçalo e diretor do DNOCS e promete lutar por recursos

Ele relatou o período difícil pelo qual passa todos os agricultores da região por conta do longo período de estiagem que assola toda a região nordeste.

Por

21/12/2015 às 16h29

Maranhão recebe irrigantes de São Gonçalo e diretor do DNOCS

O senador José Maranhão (PMDB) recebeu na manhã desta segunda-feira (21), na sede do PMDB na Paraíba, representantes da Cooperativa dos Irrigantes de São Gonçalo, e o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Walter Gomes. Na pauta estava a luta por recursos para viabilização de um projeto de transformação do perímetro irrigado de São Gonçalo e revitalização de toda área.
 
De acordo com Plínio Alves, integrante da cooperativa, já existe um projeto e na verdade é necessária uma ação junto ao Governo Federal para garantir os recursos para a obra junto ao orçamento do DNOCS. Ele relatou o período difícil pelo qual passa todos os agricultores da região por conta do longo período de estiagem que assola toda a região nordeste.
 
Para se ter uma ideia, o Perímetro Irrigado de São Gonçalo já produziu 120 cocos por dia e hoje produz essa mesma quantidade por mês, com extrema dificuldade.
 
O senador José Maranhão se comprometeu a ir a Brasília ainda nesta terça-feira e lutar contra o tempo, já que o recesso parlamentar está se iniciando, para tentar a inclusão no orçamento da União de verba para viabilização das obras. Ele lembrou que este é um projeto antigo que, inclusive, conta com emendas de sua autoria.
 
Maranhão destacou ainda que o coco produzido na região é tido como uma grife e vendido para todo o país e devido as características da região o fruto produzido na Paraíba, não tem concorrentes, quando o assunto é qualidade e sabor.
 
O diretor do DNOCS, Walter Gomes, declarou que compreende a aflição dos agricultores de São Gonçalo, mas lembrou que sem orçamento garantido para iniciar e concluir a obra, fica de mãos atadas sem poder ajudar. Ele realçou que este é um momento de união da classe político e dos agricultores para tentar sensibilizar o governo federal a priorizar a obra. Todo projeto está orçado em cerca de R$ 200 milhões.
 
Participaram da reunião o deputado estadual, Renato Gadelha (PSC); o ex-deputado federal, Leonardo Gadelha (PSC); o deputado federal Manoel Júnior (PMDB); o prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB); o tesoureiro do PMDB da Paraíba, Antônio de Sousa; o presidente do PMDB Jovem da Paraíba, Dihêgo Amaranto, além de produtores da região.

Da Assessoria

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017