header top bar

section content

Bispos do Nordeste 2 visitam obras do rio São Francisco em Cajazeiras

A Paraíba foi o principal roteiro da caravana da CNBB NE nesta terça-feira (01). Os bispos do Regional Nordeste 2, acompanhados de políticos, de representantes do Ministério da Integração Nacional, DNOCS, INCRA, IBAMA, visitaram o açude Engenheiro Ávidos/Boqueirão e, em seguida, conheceram à Vila Produtiva Rural Cacaré, localizada em São José de Piranhas, que foi […]

Por Redação Diário

01/03/2016 às 19h24 • atualizado em 01/03/2016 às 19h29

A Paraíba foi o principal roteiro da caravana da CNBB NE nesta terça-feira (01). Os bispos do Regional Nordeste 2, acompanhados de políticos, de representantes do Ministério da Integração Nacional, DNOCS, INCRA, IBAMA, visitaram o açude Engenheiro Ávidos/Boqueirão e, em seguida, conheceram à Vila Produtiva Rural Cacaré, localizada em São José de Piranhas, que foi inaugurada no último dia 23 de fevereiro. Depois, o grupo seguiu para o Ceará, para conhecer as obras do reservatório de Jati e do canal Eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.

A Assembleia Legislativa da Paraíba foi representada pelo presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, Jeová Campos, e pelos deputados Galego de Sousa e Frei Anastácio. A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, o vice-prefeito, Júnior Araújo, o prefeito de Sousa, André Gadelha, além de vereadores dos dois municípios também integraram a comitiva formada ainda pelos bispos de Natal, Dom Jaime, Dom José Luiz, de Pesqueira (PE), , Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, administrador da Diocese de Cajazeiras, Dom Luís Antônio, Bispo de Caicó/RN. O secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, o superintendente do IBAMA, Anselmo Castilho, o diretor da ANA, Paulo Varela, e o gerente regional da Cagepa, Cleudismar Alexandre, também integram a comitiva.

A programação da caravana segue nesta quarta-feira (02), na cidade de Salgueiro (PE), onde permanece até o dia 03, quando serão encerradas as atividades, com uma missa celebrada na catedral da diocese de Salgueiro. “A cada obra que a gente visita, constatamos a grandiosidade deste projeto de integração, que não se resume apenas a construção de tuneis e canais que levarão água do velho Chico para o povo do Nordeste. Ela vai além, é um projeto magnífico, completo, que vai além do concreto, envolvendo questões hídricas, socioambientais, de educação, de habitação, de mudança de vida para uma realidade muito melhor, e que traz novas perspectivas para o nosso povo”, destacou Jeová, lembrando que 80% das obras da transposição estão concluídas e até dezembro deste ano ou janeiro de 2017, segundo informações do Ministério da Integração, ela estará pronta.

FOTOS: Cavalcante Junior

Recomendado pelo Google: