header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

A Educação Física em Cajazeiras – Um resgate histórico

11/06/2022 às 09h28

Coluna de Reudesman Lopes - (Foto: fundação da Associação dos Professores de Educação Física de Cajazeiras).

Por Reudesman Lopes

O desejo que nos leva como cajazeirense a cultuar a busca pela memória desta cidade abençoada pelo Padre Inácio de Sousa Rolim, continua e continuará sendo um dos meus objetivos, mesmo muitas das vezes pouco compreendido, mas o fato é que temos que persistir e mostrar a riqueza que a nossa cidade possui, na verdade seria bem melhor se esse trabalho de resgate da sua memória fosse valorizado e recebesse a merecida e justa atenção, mas, Cajazeiras não entende assim e são poucos aqueles que acreditam e valorizam essa história, sua memória.

Sob as bênçãos de Deus que nos ilumina com a luz da sabedoria, cá estamos nós para mostrarmos mais um trabalho, ousado, tenho convicção disto, um livro, que decerto será emocionante por demais, desde aqueles que estarão presentes de forma direta neste resgate, até aqueles que indiretamente farão parte desta obra: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAJAZEIRAS – UM RESGATE HISTÓRICO.

Logo após a conclusão do nosso livro que retratou a História do Futebol de Cajazeiras, nascia naquela oportunidade o sonho de buscarmos meios, via contatos e pesquisas, que nos levasse a um resgate da memória da Educação Física em Cajazeiras, isso levado pela nossa amada profissão e assim mostrarmos o quanto ela é, e foi importante para a formação de crianças, jovens e adolescentes, como cidadãos e cidadãs, como atletas, como marco de cultura, história, enfim, tudo que a Educação Física propicia ao homem em seu desenvolvimento físico, moral e intelectual.

Entretanto, o que deverá marcar esta obra será a leitura de vossa parte e consequentemente o seu conhecimento com relação a todos aqueles que fizeram e marcaram com o seu trabalho de comprometimento e amor à história da Educação Física em Cajazeiras e, sem dúvidas, este foi o ponto principal que caracterizou em maior escala de desejos à nossa luta nesta busca pelo resgate da memória da Educação Física cajazeirense.

Afirmo-lhe nobre leitor que o caminho deste trabalho é longo, porém de imensa satisfação a cada descoberta, e continuará sendo a quem vier depois no complemento desta pesquisa, mas, obvio, este terá uma estrada mais suave a percorrer, apesar das limitações que como ser humano nós a temos.

Esperamos que esta obra possa repercutir toda à vontade e dedicação que com amor a construímos. Aproveitamos para agradecer de forma carinhosa a todos aqueles que nos apoiaram e ajudaram tanto na busca deste resgate como nos motivando a continuar nesta saga de historiar a terra do Padre Rolim. Ainda vai demorar um pouco, mas, aguardem-na.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: