A receita do Polivalente
Na última sexta feira, 5, fui convidado pelo professor José Filho para participar de uma solenidade de abertura do Primeiro Campeonato de Futebol de Bola de Meia da Escola Estadual Cristiano Cartaxo o Polivalente. Quando do convite a mim formulado pelo coordenador de Educação Física, fiquei deveras ansioso para saber, como e o que levaria a se realizar uma competição de bola de meia e fiz a indagação ao professor. José Filho me afirmou que a minha resposta seria conhecida com a nossa presença lá na escola. Confesso, fui ao Polivalente numa expectativa daquelas.
Quando lá cheguei encontrei mais de uma dezena de alunos debaixo de umas frondosas árvores jogando damas e xadrez, já no pátio da escola algumas mesas de Tênis de Mesa recebiam alunos e mais alunos que esperavam na fila e bem ordenados a “sua vez” para jogar. Chegou a vez da solenidade, primeiro vem duas jovens com o porta estandarte da escola, executa-se o hino nacional brasileiro e time a time é chamado para desfilar abrindo assim o Campeonato de Futebol de Bola de Meia.
Finalizada a abertura desta competição, o professor José Filho, com aquela sua calma me disse: “Reudesman espero que tenha te dado a resposta à sua pergunta, pois acabamos a ociosidade dos alunos, abrimos uma frente para o trabalho mental e passamos a divulgar o lado lúdico e de lazer da Educação Física, além, claro, de abrir um leque enorme de atividades outras”. Então eu afirmei ao professor que além da resposta ele havia me repassado alternativas fundamentais para as nossas aulas de Educação Física.
Mas, já faz algum tempo que o Polivalente vem através dos professores José Filho, Carlos Leite e Everaldo, criando projetos e atividades de motivação e inovadoras junto aos seus alunos. Pelo rico espaço físico desta escola e graças ao comprometimento e esforço destes profissionais da Educação Física, eles criaram um centro de atividades desportivas com a construção de um campo de futebol, de uma quadra de areia para o voleibol e conseguiram uma quadra poliesportiva. Neste momento, contemplada com a construção de um ginásio de esportes já em fase bem avançada desta obra, direção, professores, funcionários e alunado não ver a hora da sua inauguração.
Tem mais, o Polivalente acaba de fechar com o Banco do Brasil através da Associação Banco do Brasil, um projeto que se denomina AABB Comunidade. A receita do Polivalente é mais que convincente, ela é conveniente na luta contra a ociosidade e a disciplina na escola.
Homenagem
Por ocasião do seu jogo realizado sábado, 6, no Estádio Higino Pires Ferreira, a direção do Atlético Cajazeirense de Futebol homenageou com um minuto de silêncio o desportista Chico Mareco que em vida foi um apaixonado torcedor do Mais Querido do Sertão. Quando a bola rolou o Atlético que fazia uma decisão pela sua continuidade no Campeonato de Futebol Amador de Cajazeiras, venceu o Machester pelo placar de 3 a 1 e se classificou para a segunda fase desta competição.
Tênis
Fui informado por Ricardo da Macic que um grupo de desportistas desta cidade já se organiza para colocar mais uma opção de esporte em Cajazeiras. Trata-se da modalidade do Tênis que vem sendo incentivada pelo Dr. Ricardo Coelho que responde pelo departamento de esportes do Campestre Club de Cajazeiras, inclusive fui sabedor que já está sendo construída uma quadra para tal finalidade. Para tanto, deixo a idéia de realização de uma clínica com um professor especialista para que possamos aprender as primeiras lições do jogo.
BOLA DENTRO
Para a mobilização da comunidade na luta pela construção de um ginásio de esportes para o Colégio Estadual de Cajazeiras. Aqui registro o apelo de Cajazeiras ao Governador Ricardo Coutinho. NOTA 10!
BOLA FORA
Para a gravíssima situação da falta de espaços físicos para a prática de atividades físicas, desportivas e de lazer em Cajazeiras. Eis uma bela resposta para o avanço das drogas junto aos nossos jovens. Sem opções a primeira que lhes aparece é logo abraçada por eles. Justificada a NOTA 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário