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Karoline Leite

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Alimentos que podem fortalecer o sistema imune

25/04/2022 às 00h27

O sistema imunológico é o principal mecanismo de defesa do organismo contra infecções. Um sistema imunológico saudável é essencial para nossa saúde física e mental.

Sabemos que a alimentação exerce um papel importante para o fortalecimento do sistema imune. Não existe um único super alimento para ajudar na nossa imunidade, porém, uma combinação deles pode te ajudar bastante. Principalmente alimentos in natura, ou seja, alimentos naturais, ricos em nutrientes que são importantes para o sistema imune.

Podemos citar alguns desses nutrientes e suas respectivas fontes:

Começando pelo ômega 3, que possui função anti inflamatória, auxiliando também a saúde cardiovascular e cerebral. Com fontes podemos citar: chia, linhaça, peixes e azeite.

Minerais como o zinco e o ferro são indispensáveis na formação das células do sistema imune. Por isso, é importante o consumo de proteínas de boa qualidade: carne, frango, ovos, leite, iogurte, e leguminosas como o feijão.

Já o selênio está presente nas castanhas e avelãs, e é um mineral que reduz a quantidade de substâncias inflamatórias e tem ação antioxidante.

De uma maneira geral, destacamos três vitaminas que são muito importantes nessa função imune: a vitamina A, vitamina C e a vitamina E.

A vitamina A está presente em alimentos amarelos e alaranjados (abóbora, cenoura, caju, mamão) e vegetais folhosos.

A vitamina C, que fortalecerá o sistema imunológico, esta presente em frutas, especialmente a acerola, laranja, goiaba, caju, limão.

A vitamina E é encontrada nas castanhas, azeite e abacate.

Outra vitamina que tem se destacado quanto a seu papel na função imune é a vitamina D, pois ela tem efeito imunomodulador e contribui também para a saúde óssea, cerebral e cardiovascular.

Por isso 15 minutinhos de sol todos os dias podem te ajudar a fortalecer a imunidade. Além da exposição solar, é importante o consumo de alimentos fonte como: ovos, leite, fígado, peixes e frutos do mar.

Lembrando que o consumo desses alimentos aliado a uma boa hidratação, sono reparador e prática de atividade física, serão essenciais para aumentar sua imunidade.

É importante também deixar claro que a utilização de suplementos deverá ser somente em casos com orientação de um nutricionista ou médico.

Nutricionista Karoline Leite
CRN 24.973
@karolineleitenutri

Karoline Leite

Karoline Leite

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional
Especialista em Nutrição esportiva

Contato: karolineleite1@gmail.com

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Karoline Leite

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional
Especialista em Nutrição esportiva

Contato: karolineleite1@gmail.com

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