header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Amor e comprometimento pelo patrimônio de uma cidade

17/04/2023 às 17h33

Coluna de Reudesman Lopes Ferreira - Recuperação do gramado do campo de jogo

Por Reudesman Lopes Ferreira – O que chamo no título acima de patrimônio de uma cidade? Aqui, neste caso, vou falar sobre o maior patrimônio histórico do futebol não apenas de Cajazeiras, mas, sim, de toda uma região, ele é o Estádio Higino Pires Ferreira.

Inaugurado no ano de 1948 como Estádio 8 de maio, mais tarde, reconhecendo o trabalho de um dos maiores desportistas desta cidade, recebeu o nome deste, no ano de 1956, e passou a ser conhecido como Estádio Higino Pires Ferreira.

O terreno para a construção do estádio foi adquirido pelos prefeitos interinos deste município: José Guimarães e Hidelbrando Assis e pertencia ao senhor José Rolim Moura.

Berço do desenvolvimento e da massificação do futebol em Cajazeiras, este estádio passou por muitas décadas recebendo um tratamento muito especial e podemos exemplificar: construção de uma murada em torno do estádio; construção do vestiário; instalação de uma bancada interna denominada de pista; construção das arquibancadas; construção da quadra basquetinho; instalação do alambrado; instalação do sistemas de iluminação que a época, 1964, era a mais moderna neste sertão nordestino; construção de duas cabines de rádio para retransmissão das jornadas esportivas.

Final dos anos 70 o futebol local entra em processo de decadência e, o estádio Higino Pires Ferreira fica sem receber os investimentos e apenas alguns abnegados tentam mantê-lo com recursos próprios, mas, as dificuldades de sua manutenção logo são vistas com a queda do seu muro nas partes internas e externas, sobra vontade de alguns, falta-lhes apoio para manutenção do estádio.

Quando se inicia a administração do Prefeito Dr. José Aldemir Meireles, por iniciativa de alguns secretários de esportes, em especial Ninha do Frigorífico, o Estádio Higino Pires Ferreira passou a ser visto com muito amor, trabalho e comprometimento. Nos primeiros 4 anos desta administração o Secretário de Esportes, Ninha do Frigorífico presenteia os amantes do futebol local e nos surpreende quando anuncia a volta do sistema de iluminação, agora, em seu segundo mandato o Prefeito vai inaugurar muito em breve um “novo” Estádio Higino Pires Ferreira com um gramado totalmente reformulado, um novo alambrado, e a total urbanização na área interna deste.

Tem mais, ainda deveremos ter a construção de um sonho que é a instalação do Museu do Futebol de Cajazeiras, justamente ali onde nasceu e se desenvolveu o futebol da terra do Padre Rolim, onde tivemos o enorme prazer de presenciar jogadores que fizeram história como Perpétuo e Wilton moreno, para ficar apenas nestes dois craques.

Preservar um patrimônio é preservar uma história, uma memória de uma cidade e do seu povo.

Coluna de Reudesman Lopes Ferrreira – Urbanização da parte interna com a construção de um calçadão


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: