header top bar

Fernando Caldeira

section content

Aneel: pra que e pra quem?

29/11/2019 às 09h38

Coluna de Fernando Caldeira

PRA QUE? Autarquia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é Agência Reguladora vinculado ao Ministério de Minas e Energia, e tem por finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.

PRA QUEM? Sendo agência vinculada a um Ministério da República, que existe em função da nação, que se constitui de território e povo, a Aneel existe para os interesses dessa nação, e portanto, deste território e povo brasileiros.
Mas, por que estou definindo isso, deve indagar o caro leitor?

Porque pelo que tenho acompanhado, a Aneel está fugindo tanto a sua finalidade, quanto mais à sua função, no trato sobre a geração distribuída solar fotovoltaica, a nossa popular energia solar.

Esclareço: artigo de Bárbara Rubim, Ronaldo Koloszuk e Rodrigo Sauaia, especialistas no assunto, intitulado “A quem interessa inviabilizar a geração distribuída?”, os autores apresentam números que mais colocam a referida Agência contra do que a favor dos brasileiros.

Vejamos:

1º) “A proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pode desvalorizar em até 60% a eletricidade (solar) gerada e injetada na rede pelo cidadão, com impactos imensos para o segmento”;

2º) Enquanto na Califórnia(EUA), referência mundial nas regulamentações para o seguimento, os consumidores (da energia solar) devem pagar 10,5% da tarifa de energia elétrica, a Aneel sugere cobranças que variam entre 34 e 60%;

3º) “caso as regras atuais da geração distribuída (no Brasil) sejam mantidas, todos os consumidores serão beneficiados com uma economia de mais de R$ 13,3 bilhões de reais apenas no setor elétrico. Os ganhos incluem atributos como redução de gastos com a compra de energia elétrica, postergação de investimentos em novas usinas de geração, linhas de transmissão e infraestrutura de distribuição, redução de perdas, alívio na operação do sistema, diminuição do acionamento de termelétricas mais caras e poluentes, entre outros”;

4º) “serão gerados mais de 672 mil novos empregos no País até 2035, uma relevante contribuição social e ao reaquecimento da economia nacional, com mais oportunidades e renda aos trabalhadores. Projeta-se um aumento de mais de R$ 25 bilhões na arrecadação dos governos federal, estaduais e municipais até 2027, recursos que poderão ser aplicados em melhores serviços para a sociedade.”

A sociedade brasileira precisa acordar para o debate de questões sérias como esta, ao invés de ficar no debate maniqueísta nascido pós eleição presidencial, que não leva a nada nem nada constrói.
Afinal, a Aneel existe em favor do Brasil e dos brasileiros? Desta forma?

TI TI TI`S

*O rompimento do Governador João Azevedo com o ex Ricardo Coutinho é irreversível e em breve JÁ deixará o PSB. Dos filiados do partido em Cajazeiras, Denise Oliveira, Marcos Barros, Alysson Américo, Rivelino Martins e Jeová Campos, quem fica com João e quem segue Ricardo?
*Nas hostes da oposição cajazeirense a situação não é diferente. Com o rompimento de Fabino Gomes com Júnior Araújo, com quem ficam Denise e Carlos Antônio? Com FG ou com JÁ? Nenhum dos dois até agora falou sobre o assunto!
*E os vereadores Delzinho (PTC), Lindeberg Lira (PTB), Léa Silva (DEM), Roselânio Lopes (PTB), Moacir Menezes (DEM) e Kleber Lima (PTB), ficam com Fabiano ou com Júnior?
*Em Bom Jesus tá definido pelo Prefeito Roberto Bayma: Denise Bandeira será a candidata à sua sucessão.
*Gasolina em alta, carne em alta, gás de cozinha em alta, intolerância em alta, desemprego nas alturas… , assim caminha nosso Brasil.
*Domingo tem TREM DAS ONZE (www.noticiaspb.com.br)

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br

Recomendado para você pelo google

DESTAQUE

VÍDEO: Projeto de microcrédito coordenado por cajazeirense vence prêmio internacional em São Paulo

SE SENTINDO TRAÍDO

VÍDEO: Ricardo cita nomes responsáveis por racha e rejeita amizade com João: “Está na página deplorável”

FIM DO SONHO?

VÍDEO: Membro do comitê pede explicações sobre a não entrega do projeto do HU do Sertão dentro do prazo

VÍDEO

Júnior promete apoiar Denise para disputar prefeitura de Cajazeiras e denuncia gestão de Zé Aldemir

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br