header top bar

Maria do Carmo

section content

Aniversário de nascimento do Padre Rolim

20/08/2021 às 15h31 • atualizado em 20/08/2021 às 15h32

No dia 22 de Agosto do ano de 1800, no Sítio Serrote localizado nas terras que viera a ser o município de Cajazeiras, nascera o menino Inácio de Sousa Rolim: filho de Vital de Sousa Rolim e Ana Francisca de Albuquerque Rolim ( Mãe Aninha). A família mudou-se para uma casa numa pequena colina onde existia muitos pés de cajás, sendo este lugar o aconchego de uma criança que mais tarde seria um grande intelectual do século num pedacinho do Nordeste Brasileiro.

Inácio, um astro de brilhante ideal heróico que viera a ser considerado o celeiro da região; grande estudioso interessado pelo mundo das letras. O despertar do adolescente pelo o idioma Latino ganhou a simpatia de sua mãe Ana, uma vez influenciada pelo catolicismo razão esta que a estimulara no encaminhamento do filho Inácio para a cidade do Crato e possível ingresso no Seminário em Olinda Pernambuco.

A preparação religiosa e o exercício do magistério formaram no seminarista uma espécie de farol iluminador para aqueles que estudavam naquele educandário. No dia 02 de Outubro de 1825 foi ordenado o “Padre Inácio de Sousa Rolim, que renunciando aos cargos da hierarquia religiosa ou educacional voltava o bom sacerdote no ano de 1829 para sua terra natal, o Sítio Cajazeiras, onde começava a semear “as sementes do saber” na Escolinha de Serraria, segundo informações de pesquisadores localizava-se nas imediações do atual Bairro Alto Belo Horizonte.

Padre Inácio foi motivado a visitar as fazendas na busca de alunos para sua escola e assim, projetava-se a imagem do “educador e sacerdote” no combate ao grande monstro devorador da sua terra natal: o alto índice do analfabetismo. O Padre desenvolveu a formação escolar aos homens e também às mulheres uma vez que não era propiciadas às mesmas estudarem o que revelou a visão igualitária do sacerdote. Numa citação do filme: “O sonho de Inacim” revela o pensamento do Padre Inácio sobre a valorização do conhecimento, bandeira de incentivo à educação ”o homem que não sabe ler, ele não existe plenamente, a educação é o que salva o homem”.

A educação estava sendo erguida através do trabalho do Padre Rolim na preparação de jovens na formação educacional e liberdade pelo esclarecimento da consciência. A expansão da cultura acontecia através das aulas de Padre Inácio, com o passar do tempo devido a grande procura de alunos foi edificada em 1843 uma Casa Escola na fazenda de seus pais nas imediações do atual Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Nas palavras de Celso Mariz: ”a casa de ensino se fazia à proporção que chegava os novos discípulos, cada aluno esperava um teto embora encontrasse o seu livro”. A escola passou é ser denominada de Colégio do Padre Rolim por se enquadrar nas reformas do ensino secundário e o primeiro colégio do sertão sendo também fundado um anexo do colégio pra a educação feminina. Estas edificações no âmbito educacional motivou Alcides Carneiro numa linguagem figurativa o slogan à Cajazeiras “a terra que ensinou a Paraíba a ler”.

Um excelente poliglota, autor de livros e um bom mestre, no exercício do magistério Padre Rolim simbolizava a árvore frondosa cujos galhos multiplicavam-se no conhecimento ensinado aos seus alunos. Quantos ilustres do cenário religioso, político, cultural e social vindo de outros estados (Ceará, Pernambuco, Piauí, Alagoas e do Rio grande do Norte) beberam na fonte da sabedoria do Padre Rolim: ”Da aridez do sertão nordestino, brotou água, a água do conhecimento que proporcionou o crescimento e o desenvolvimento para o povo cajazeirense e circunvizinho”.( In Artigo).O Anchieta do Norte” assim considerado pelo imperador D. Pedro II.

Paralelo ao progresso cultural através das aulas do Padre Inácio, crescia o aglomerado de casas em torno da escola “célula-mãe” visto que muitos jovens vinham residir na respectiva localidade para estudar na escola do Padre. Muitos fatos sucederam na resistência do Padre Rolim para a existência da sua escola, sendo a mesma fechada por alguns tempos e em 1903 aconteceu a reabertura do Colégio Diocesano Padre Rolim onde atualmente funciona a FAFIC/FESC. Conforme a história, em menos de 50 anos de um simples povoado passou a ser considerada a Vila Cajazeiras sendo considerado um município do estado da Paraíba. O destino preparou a trilha na qual Padre Rolim percorreu nos caminhos da educação estabelecendo raízes as quais deram origem a cidade de Cajazeiras.

Fragilizado pela idade Padre Inácio sofreu declínio emocional e físico com o fechamento da Escola do Padre Rolim e em 16 de Setembro se 1899 veio a falecer e sepultado no interior da Matriz Nossa Senhora da Piedade, hoje, Igreja de Nossa Senhora de Fátima sendo esta a primeira capela erguida em chãos cajazeirense sobre a colaboração de Mãe Aninha (mãe de Padre Inácio). Não há registros oficiais do local preciso onde Padre Rolim foi sepultado na respectiva igreja. O dia 22 de Agosto é uma data importantíssima uma vez que é relembrado o precioso legado firmado pelo “mestre na arte de educar” Padre Inácio de Sousa Rolim.

Para alguns pesquisadores, a história de Cajazeiras há dois lados: um dos fatos históricos e o outro relacionado à oralidade na qual existe uma interpretação distorcida de uma verdade oficializada. É uma questão de leitura, compreensão e interpretação no emprego dos termos. O dia 22 de Agosto é o aniversário do nascimento do Padre Rolim, todavia não é o dia da emancipação política da cidade nem tampouco o dia em que a Vila Cajazeiras se tornou cidade. ”Dia da Cidade não significa dia da emancipação política”. São situações destaques que se distinguem: a primeira recai no campo semântico metafórico; a segunda está ligada ao tempo do acontecimento consistindo no fato histórico regulamentado por lei.

Um povoado torna-se emancipado politicamente quando se desmembra de outro município, no caso, deixa de ser distrito e há a criação de uma câmara municipal tudo regulamentado. Conforme narrativas históricas, no dia 23 de Novembro de 1863 pela Lei Provincial Nº92 a povoação de Cajazeiras foi elevada à categoria de “Vila Cajazeiras” ficando assim a mesma emancipada do município de Sousa. Neste mesmo dia foi criada Câmara Municipal Comum tendo na presidência o Padre José Tomaz de Albuquerque. Portanto, no dia 23 de Novembro Cajazeiras faz seu aniversário completando 158 anos de emancipação política.

A expressão “Dia da Cidade de Cajazeiras” de autoria do vereador Geminiano de Sousa em 1948 é uma homenagem ao principal fundador de Cajazeiras, tornando enfática através da metáfora uma exaltação à memória do Padre Rolim. O ícone fundador de Cajazeiras atualmente esta sendo esquecido pelos cajazeirenses, são as manifestações honrosas nos desfiles e apresentações das escolas que ainda transmitem o sentimento de respeito à perpetuação da lembrança do “sábio sacerdote” para a população, das futuras gerações cajazeirenses e aos visitantes.

Cajazeirenses e cajazeirados de parabéns! “Padre Rolim: mentor da fé, protagonista da educação e da cultura; uma alavanca do avanço social, político e econômico de Cajazeiras”.

Professora Maria do Carmo de Santana
Cajazeiras, 20 de Agosto de 2021

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: profmariadocarmosantana@gmail.com

FÉ CATÓLICA

VÍDEO: Bispo de Cajazeiras participa de Missa no túmulo de São Pedro, na Basílica do Vaticano, em Roma

ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Veneziano diz que chapa com Ricardo não tem ‘Plano B’ e nega conversas com Cássio e Pedro

ELEITOS EM 2020

VÍDEO: Advogado comenta decisão do TRE que determina cassação de vereadores de cidade na região de Sousa

CAMPOS IDEOLÓGICOS

VÍDEO: Enquete online do Diário do Sertão mostra que a maioria tem preferência política pela esquerda

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: profmariadocarmosantana@gmail.com

Recomendado pelo Google: