header top bar

José Antonio

section content

As águas do Rio São Francisco se aproximam da Paraíba

11/06/2020 às 09h23

Projeto de Integração do Rio São Francisco - Divulgação Ministério do Desenvolvimento Regional

O meu caro amigo jornalista Francisco Cardoso, que sofreu recentemente uma queda de uma rede de varandas, está se recuperando e em breve estará de volta ao nosso convívio.

Quando soube desta noticia fiquei muito preocupado, mas felizmente ele vai ter condições de pagar uma promessa que fez de que no dia em que as águas do Rio São Francisco chegassem ao nosso açude Engenheiro Avidos ele iria tomar banho nu, do jeito que veio ao mundo.

Pois, Seu Chico Cardoso, ilustre e polêmico radialista do Caldeirão Político, se prepare, porque foi o próprio Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) que deverá vir pela primeira vez ao Ceará, agora em junho, no dia 20, conforme anunciou em reunião ministerial, neste último dia 09 de junho, para entregar as águas captadas lá do longínquo Rio São Francisco, cuja obra faz parte do trecho do Eixo Norte, integrando os reservatórios Milagres, em Verdejante (PE), e Jati no Ceará.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o governo federal já investiu R$271,5 milhões só este ano e o reservatório de Milagres está em processo de enchimento e a partir dele cheio, as águas atravessarão a divisa entre Pernambuco e o Ceará. A previsão é que as águas comecem a encher o reservatório Jati agora neste mês de junho.

Ainda no Eixo Norte já está concluída a obra entre os reservatórios Jati e o Caiçara, na Paraíba, que permite que a água chegue ao nosso estado e para o Rio Grande do Norte.

A maior obra do trecho Norte, os túneis que ligam o Ceará a Paraíba já estão prontos, por onde as águas passarão para encher a barragem da Boa Vista, que já tem mais de 100 milhões de metros cúbicos armazenados (dados não oficiais), e para chegar ao nosso Boqueirão de Piranhas basta abrir as comportas e elas, via Rio Tamanduá, que é o maior afluente da Região do Alto Piranhas, encherão o açude, que também já está com mais de 50% de sua capacidade armazenada.

Entre a Barragem da Boa Vista e o Açude Engenheiro Avidos, estão querendo construir um canal, mas se assim procederem será mais um vergonhoso desperdício de recursos da União, porque estas águas que estão armazenadas na Barragem da Boa Vista sempre se destinaram ao Boqueirão de Piranhas, via Rio Tamanduá, por gravidade. Para licitar este novo canal e construí-lo poderá demorar ainda mais a chegada das águas por estas bandas. Ainda bem que o governo federal não parou esta obra devido à pandemia do coronavirus-covid 19.

As águas da transposição do São Francisco vão beneficiar 2,2 milhões de pessoas e mais de 70 cidades, fato que dará tranquilidade de acesso à água, que é um direito universal de todo cidadão, principalmente no Nordeste que sofre periodicamente com grandes períodos não chuvosos.

Vamos louvar e pedir a Deus que esta pandemia logo passe para que retomemos a nossa vida normal e que as águas benditas do São Francisco possam lavar nossa alma.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: