header top bar

Abraão Vitoriano

section content

Ativista da vida

13/01/2011 às 18h45

Queira Deus conceder-me coragem, força, fé e determinação na missão de defender a vida de tantos irmãos desta minha querida Paraíba. Afinal, para mim, a vida só tem sentido se for recheada de lutas em defesa dos que clamam por vida, e vida com dignidade.

Como cristão, tenho a nítida consciência de viver uma sagrada missão na terra: ser um ativista da vida. Esta consciência de compromisso de luta em defesa da pessoa humana, independentemente de credo, de raças, culturas, condições sociais, que exige sacrifício, renúncia, disposição, tento mantê-la a todo custo, mesmo correndo risco de conseqüências imprevisíveis. Pois, defender a vida de quem quer que seja, para mim é questão de honra e me deixa realizado. E o Jesus histórico-libertário, que foi sensível à dor, ao sofrimento do seu povo, e entrou na contramão dos poderosos da época- autoridades políticas e religiosas- é meu referencial maior. Ele é meu leme nesta caminhada em defesa dos pobres de Javé, neste pedaço de chão nordestino.

Toda a pregação de Jesus consistiu na defesa da vida: “eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Foram palavras proferidas dentro de um contexto histórico marcado pela violência contra a vida do povo judeu (dominação do império romano, a besta do Apocalipse). Ora, não assumir essa postura, é entrar na contramão do Evangelho, é ser um assumido hipócrita.

Ser um ativista da vida é posicionar-se radicalmente a favor de tudo aquilo que contribui para que um povo viva bem, e viva com dignidade: justiça social, emprego, salário digno, moradia, reforma agrária, saúde e educação de qualidades, segurança, saneamento básico etc. É fazer o povo libertar-se da alienação político-religiosa, e assim liberto, saiba lutar pelos seus direitos inalienáveis, deixando de ser massa de manobra, ou boiada tangida pelos antigos e modernos coronéis.

Na minha concepção, ser cristão de verdade é assumir a mesma postura de Jesus histórico: defender a vida de todas as ameaças possíveis. Esse tipo de cristão agrada a Deus. Até diria que, quem ler a Bíblia de cabo a rabo, freqüenta missas ou cultos evangélicos, recebe a Eucaristia, louva a Deus com palmas e danças, canta hinos bonitos, é doutor em teologia, tem títulos eclesiásticos ou posições hierárquicas, mas não tem compromisso com os filhos de Deus, que clamam, pungentemente, por vida, e vida com dignidade, não passa de grande fariseu. Aliás, Jesus disse: “nem todos aqueles que dizem: Senhor, Senhor, será salvo, mas todos aqueles que fazem a vontade de Deus”. Fazer a vontade de Deus, é assumir a luta em defesa do Reino, que consiste em justiça, paz, amor, vida para todos; é ser um ativista cristão compromissado, incondicionalmente, em defesa da vida, não só humana,mas também da vida ecológica.

Vamos todos ser ativistas da vida. Em cada cidade, em cada bairro, em cada sítio, povoados, onde quer que estejamos, sejamos verdadeiros defensores da cidadania dos pobres, dos excluídos desta sociedade materialista, secularista, individualista, preconceituosa, onde o ter, o prazer e o poder falam mais alto que o ser.

Particularmente, farei todo um esforço possível, para assumir, conscientemente, este compromisso de solidariedade com a pessoa humana e com a natureza, que me é imposto pela fé cristã e pela minha consciência cidadã.

Para mim, ser um ativista da vida é questão de honra, pois, defender os direitos dos pequenos, os preferidos de Deus, me dá uma felicidade sem fim.

Sou movido às lutas. No dia em que me proibirem de lutar, de brigar pelos meus irmãos sofridos, aí será o meu fim. Deixarei de existir.

Twiiter: @padredjacy


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Educação. Escritor. Poeta. Revisor de textos. Professor na Faculdade São Francisco da Paraíba e na Escola M. E. I. E. F Augusto Bernadino de Sousa.

Contato: [email protected]

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Educação. Escritor. Poeta. Revisor de textos. Professor na Faculdade São Francisco da Paraíba e na Escola M. E. I. E. F Augusto Bernadino de Sousa.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: