Cajazeiras e o dia mundial da atividade física
Esta semana que estamos encerrando marcou a quarta feira, 6, como o Dia Mundial da Atividade Física. Mas, o que Cajazeiras tem a ver com esta data? No nosso entendimento, muita, muita coisa mesmo. Somos uma cidade que beira uma população de 60.000 habitantes, pólo educacional que traduzindo damos conta de que somos pessoas conscientes e como pessoas conscientes, entendemos, o quão é importante a busca pela sua qualidade de vida, ou seja, a sua saúde, a nossa saúde.
Para que possamos ingressar neste horizonte da saúde e da qualidade de vida, a prática da atividade física e ou dos exercícios físicos é condição fundamental para tal objetivo, entretanto, a população da nossa cidade, continua órfã de uma área para a prática das suas atividades e de programas que pudessem a vir massificar estas atividades físicas na busca da saúde e na prevenção de tantos males que são causados pelo sedentarismo na nossa comunidade.
Tenho levantado desde bastante tempo a bandeira daqueles que como nós deseja realizar a prática das suas atividades físicas nesta cidade permanentemente, mas, convive com um drama diariamente, pois, ou ele vai para as estradas, ou ruas, e neste momento se defrontando perigosamente em risco de morte com bicicletas, motos e automóveis, ou então ele vai para o açude grande, que, se tem o “fumacê”, as bicicletas, os cachorros e o lixo, pelo menos está livre dos automóveis. Sinceramente, não temos conceito para definir tamanho descaso dos nossos administradores, assessores e demais interessados na saúde do seu povo, de ontem e de hoje.
Tem mais, os poucos recursos que deveriam ser investidos em programas desta natureza serviria para amenizar os altos custos que o país, o estado e o município investem no trato de doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão e tantas outras que são causas do sedentarismo. Como homem de fé, que acredita na força, no poder de Deus, acreditamos ainda que um dia possa ver a minha cidade de Cajazeiras em um patamar de orgulho da sua população na mais bem qualificação da sua qualidade de vida através da prática das atividades físicas.
Jogos Escolares da região
Com a visita da comissão estadual de organização dos Jogos Escolares da Paraíba, tudo já está decidido quanto à realização desta competição em Cajazeiras. A coordenação regional ficará com os professores Francisco Carlos Sales Cartaxo e Márcio Raniere e começará no dia 29 de abril se encerrando em 7 de maio. Poderão participar todas as escolas da rede pública e privada desta região de conformidade com o regulamento dos jogos.
Jogos Universitários da UFCG
Em reunião realizada na sexta feira, 1, em Campina Grande na PRAC entre o Pró-Reitor, Professor Glaúcio, Renato presidente do DCE e mais os professores Dione, coordenador de eventos e competições da UFCG e Reudesman representando a sede dos jogos definida como a cidade de Cajazeiras, ficou decidido que os Jogos Universitários da UFCG acontecerão de 19 a 22 de maio e destes participarão os Campus de Campina Grande, Sumé, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, com possibilidades de participações do IFET-CZ e Agrotécnica Federal de Sousa como convidadas de honra.
BOLA DENTRO
Para Ricardo Coelho que assumirá o Departamento de Esportes do Clube Campestre de Cajazeiras. O “menino” tá cheio de idéias, motivado e sabe das coisas. Ricardo eu acredito em você, boto muita fé e a NOTA 10!
BOLA FORA
Para Cajazeiras. Enquanto “todas nossas lideranças políticas” brigam por cargos para familiares e apadrinhados a cidade continua descendo a ladeira a toda velocidade. Vejam o caso das atividades físicas e dos esportes. Cadê os espaços físicos e os programas de apoio aos esportes? Uma vergonha. NOTA 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário