header top bar

Alexandre Costa

section content

Cajazeiras grita pelo Pacto das Águas

22/03/2022 às 08h22

Eixo Norte da transposição (Foto: PISF / Ministério da Integração)

Por Alexandre Costa

Prometida pelo imperador Pedro II, no século XIX, o mega projeto da transposição das águas do Rio São Francisco, a maior obra de engenharia hídrica da América Latina, após 15 longos e tenebrosos anos finalmente foi concluído.

Desde o início do ano as águas do Velho Chico já fluem em abundância nas regiões de São José de Piranhas, Cajazeiras e Sousa trazendo para os sertanejos um misto de sensações que envolvem triunfo, angustia e frustração.

Triunfo por contemplar, tocar, beber e se banhar naquelas abençoadas águas. Angustia por ver e sentir que a cada dia desconhecer como ter acesso as essas águas. Frustração após essa longa espera permanecerem passando fome e sede na terra de Canaã.

De fato, essa sensação de frustração é aguçada quando voltamos para anos 90 com o lançamento do projeto de irrigação da barragem Lagoa do Arroz, no município de Cajazeiras, que propunha a autossuficiência na produção de hortigranjeiros para abastecer todo alto Sertão paraibano. O que aconteceu? Nada. Não temos lá nenhum pé de coentro. Um desastre! Continuamos vergonhosamente sendo abastecidos por Petrolina e pela CEASA de Campina Grande. O trauma da Lagoa do Arroz ainda continua vivo e assombrando e desestimulando a atração de investimentos no agronegócio. Precisamos reagir!

A chegada dessas águas nos oferece a oportunidade única de cobrar das nossas autoridades respostas urgentes. A gritante falta de planejamento, clareza e objetivos das instituições envolvidas na gestão dessas águas potencializam ainda mais a nossa angústia. Afinal, além para consumo humano, animal e para agricultura familiar, como se dará o aproveitamento racional e sustentável dessas águas:

1-O pequeno e médio produtor rural terão acesso as essas águas para irrigação?

2-Em caso positivo: a tarifa dessas águas será subsidiada?

3-Como se dará a assistência técnica e apoio creditício para implementar esses projetos de irrigação?

4-Teremos alguma escola agrotécnica para capacitação de nossos jovens, futuros empreendedores do agronegócio?

5-Será oferecido linha de crédito para fomentar o turismo, com a implantação de Hotéis fazenda, restaurantes e empresas de locação de equipamentos náuticos como também um grande projeto de piscicultura, com tanques-rede, em larga escala, nas barragens da Boa Vista e Engenheiro Avidos?

Essas respostas e outros importantes questionamentos serão abordados em um momento único durante o Seminário “Transposição do São Francisco-Oportunidades de Desenvolvimento da Região do Sertão” a ser realizado em Cajazeiras, na próxima quinta-feira (24), promovido pelo SEBRAE e Fecomércio PB com o apoio da Sociedade Civil de Cajazeiras e região.

Chega de discussões estéreis! Entendo que essa é a grande oportunidade de transformarmos esse evento num vigoroso instrumento pressão para arrancarmos das autoridades e instituições presentes nesse evento, compromissos e ações concretas e definitivas condensadas num documento a ser transformado num grande pacto regional de desenvolvimento: o Pacto das Águas.

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, presidente da CDL CZ, diretor da Fecomércio PB e membro efetivo e fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras-ACAL

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, presidente da CDL Cajazeiras, diretor da Fecomercio  PB e membro da ACAL.

Contato: cartaxocosta@gmail.com

À DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA

VÍDEO: Comandante dá detalhes da prisão de suspeito detido na região de Sousa após assalto a carro-forte

DESABAFOU

VÍDEO: Professor fala sobre decepção por falta de apoio para instalar o Museu do Futebol em Cajazeiras

CRÍTICA

VÍDEO: Pastor de São João do Rio do Peixe cita exemplos de xenofobia e exalta qualidades do Sertão

LEMBRAR SEMPRE

VÍDEO: Médico que marcou a história da política do Rio Grande do Norte terá trajetória narrada em livro

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, presidente da CDL Cajazeiras, diretor da Fecomercio  PB e membro da ACAL.

Contato: cartaxocosta@gmail.com

Recomendado pelo Google: