header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Cajazeirenses, meus conterrâneos

11/08/2022 às 17h57

Coluna de Reudesman Lopes - Prédio onde em breve será instalado, com a sua ajuda, o Museu do Futebol de Cajazeiras

Por Reudesman Lopes

Ao longo de décadas, vimos trabalhando na construção do Museu do Futebol de Cajazeiras, um ambiente em que procuramos construir um importante instrumento de preservação da memória e da história de um povo e que deveria ser entendido como um patrimônio da cidade que se denomina como a terra da cultura.

Graças a muitos cajazeirenses, cajazeirados e outros interessados mesmo sem vínculo telúrico, as doações que nos chegaram e estão chegando, juntamente com o nosso material pessoal, estão fazendo com que o Museu do Futebol de Cajazeiras já disponha, atualmente, de um acervo impressionante em quantidade de peças e na riqueza histórica das mesmas. São centenas de fotografias, mais que uma centena de camisas, dezenas de documentos e impressos, mais que uma dezena de troféus e taças e diversas outras valiosas peças.

Oficialmente fundado em 21 de agosto de 2018, buscamos constituir o único museu do futebol existente no estado da Paraíba, e um dos únicos do país, cadastrado no Cadastro Nacional dos Museus.

Prestes a completar quatro anos desde a sua fundação, o museu que deveria ser um local de visitação, um ponto turístico, está desativado, com todas as suas peças guardadas em nossa residência.

Desde o início, pensávamos que essa iniciativa de presentearmos a cidade que tanto amamos com um museu viesse a ser uma prioridade da terra da cultura. Infelizmente, assim não ocorreu, pelo menos até este atual momento.

Recentemente, estivemos em João Pessoa e propusemos a doação do Museu do Futebol de Cajazeiras para o Governo do Estado da Paraíba. Em entrevista à imprensa cajazeirense, há poucos dias, o governador João Azevedo assegurou-nos que iria nos procurar para uma conversa, evento desejado e aguardado com ansiedade, porém ainda não efetivado.

Reconhecendo a importância da concretização do nosso intento, que acreditamos ser também dos nossos conterrâneos, o Armazém Paraíba vem de nos ceder um prédio, localizado na Rua Padre Rolim, local ideal porque situado em uma das nossas principais artérias. Ocorre que o espaço necessita de uma boa reforma e, para tanto, estamos iniciando junto aos cajazeirenses e cajazeirados uma campanha para podermos realizar as devidas adaptações, objetivando deixar o local em condições de instalação daquele que é o único museu de futebol da Paraíba, o Museu do Futebol de Cajazeiras.

Obviamente, contamos com a ajuda de quantos reconhecerem a magnitude de nosso empenho.

Reudesman Lopes Ferreira
Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: