header top bar

Fernando Caldeira

section content

Caldeira Política

26/06/2020 às 09h30

Coluna de Fernando Caldeira

Prejuízo aos ambulantes – Ao inserirem duas emendas ao projeto do executivo cajazeirense, estendendo o auxílio emergencial dos ambulantes aos taxistas, mototaxistas, louceiras, caixeiros viajantes e catadores de reciclados, sem previsão orçamentária, sem o estudo de impacto financeiro e sem discriminar a origem das receitas necessárias para cobrir tais encargos , os vereadores de Cajazeiras forçaram o prefeito a vetar tais emendas.

Prejuízo aos ambulantes 1 – Com o parecer de inconstitucionalidade de tais emendas pelo Procurador do Município, Dr. Miller Senna, o projeto volta ao legislativo e, por maioria, os vereadores derrubam os vetos do executivo. Conclusão: além da inconstitucionalidade apontada pela Procuradoria, não há receita necessária para cobrir tais despesas oriundas das emendas, o que inviabiliza por completo esses pagamentos.

Prejuízo aos ambulantes 2 – Segundo informações, a Prefeitura vai à justiça para confirmar a inconstitucionalidade e, enquanto isso não se soluciona, os ambulantes ficam prejudicados por terem que aguardar o trânsito judicial da demanda, posto que o poder executivo só pagará após pronunciamento final da justiça.

Prejuízo aos vereadores – Com a média que tentaram fazer junto aos mototaxistas, taxistas, louceiras, caixeiros viajantes e catadores de reciclados, propondo e aprovando tais emendas ao projeto do executivo, muitos dos que compõem o legislativo cajazeirense poderão cair em desgraça junto ao eleitorado, sempre atento às manobras populistas e midiáticas de suas excelências!

Falta a Câmara – O Senado aprovou na 3ª feira (23.jun.2020), em 2 turnos, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que adia as eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. O placar final da 1ª votação foi de 67 votos a 8, com duas abstenções. Eram necessários ao menos 49 votos favoráveis para aprovar o texto. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Falta a Câmara 1 – O projeto, entretanto, deixa a possibilidade de 1 novo adiamento caso as condições de saúde não sejam adequadas para a realização das eleições. Nesse caso, o TSE poderá designar as novas datas desde que seja pedido até 10 dias antes de quando seria o pleito.

Falta a Câmara 2 – A ideia é que o 1º turno passe de 4 de outubro para 15 de novembro e que o 2º mude de 25 de outubro para 29 de novembro. Assim, seria possível manter a posse dos eleitos em 1º de janeiro.

Cajazeiras não é Sucupira – Quem não lembra de O Bem Amado, novela escrita por Dias Gomes, e seus lendários personagens Odorico Paraguaçu, as irmãs Cajazeiras (Do, Dulce e Juju), entre outros? Foi uma das novelas de maior audiência da TV Globo, apresentada em 1973 em 178 capítulos. E embora nela se destaque o nome ‘Irmãs Cajazeiras’, nada tinha naquela telenovela que desmerecesse a terra de padre Rolim. Infelizmente, nos dias atuais, tem gente se esforçando para tornar Cajazeiras uma Sucupira, onde os absurdos acontecem. Pois não é que teve gente afirmando que “Dra. Denise Albuquerque, se as eleições fossem hoje, venceria os dois, juntos”, referindo-se aos pré-candidatos Marcos Campos e Zé Aldemir?

Cajazeiras não é Sucupira 1 – Não que considere absurdo uma vitória da ex-prefeita, em absoluto. Absurdo é alguém ter coragem de fazer tal afirmação com base em enquete de rádio onde foram “apurados” 133 votos. Ora, Cajazeiras tem, segundo o TRE-PB, 44.420 eleitores. ou seja, 44.287 mais que os 133 votos “apurados” na tal enquete! Fosse em Sucupira, a informação poderia ter sentido. já que se tratava de uma sociedade onde pouquíssima coisa fazia sentido.

Cajazeiras não é Sucupira 2 – Mas Cajazeiras não é Sucupira! Cajazeiras nasceu ao beiral de um colégio e leva a alcunha de terra da cultura. Não se pode tomar seu povo por inculto ou desinformado, e que portanto embarca em qualquer desinformação. Sim, porque embasado em enquete de rádio que teria “apurado” 133 votos, num eleitorado de mais de 44 mil eleitores, e dizer que A seria o vencedor, não é só temerário, é desinformação mesmo. ABAIXO ÀS FAKE NEWS!

Delação de Justino (“Deusimar”) – “A esse respeito, o réu delator Francisco Justino do Nascimento afirma que a prefeita Francisca Denise de Oliveira, em verdade, desempenha apenas a gestão formal do município, sendo que o prefeito de fato seria o seu marido, Carlos Antônio de Araújo Oliveira, apontado aqui como o chefe da organização criminosa. Tal situação é reforçada pela lembrança de que, em 2012, o candidato a prefeito era Carlos Antônio Araújo de Oliveira e que, na última hora ele teve sua candidatura barrada pelo TSE, com base na Lei da Ficha Limpa. Em face de tal impedimento, ele indicou em seu lugar a esposa, Francisca Denise Albuquerque de Oliveira, que inclusive concorreu com a foto do marido estampada na urna eletrônica.” (Ministério Público Federal – MPF).

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: