header top bar

Fernando Caldeira

section content

Caldeira Política

17/07/2020 às 09h05

Coluna de Fernando Caldeira

ZFS – O Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, levará ao Presidente Jair Bolsonaro e à Sudene o projeto de criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. Em 2008 a proposta de criação da área de livre comércio foi apresentada ao Congresso Nacional pela União Brasileira de Municípios (UBAM), e transformada, três anos depois, na PEC 19/2011, pelo então deputado federal Wilson Filho (PTB). A proposta original estabelece como área de livre comércio os municípios situados em um raio de 100 km a partir da sede, a ser estabelecida em Cajazeiras (PB). Cadê os deputados federais da PB para lutarem por isso?

EM DIA – A Prefeitura de Cajazeiras concluiu esta semana o pagamento de toda folha de pessoal, incluindo efetivos, contratados e comissionados. Assim, a gestão está com todos os seus compromissos em dia com os servidores, e conseguiu injetar mais de 06 milhões de reais na economia do município. O prefeito Zé Aldemir destacou o esforço que sua gestão tem feito para manter o pagamento em dia nesses últimos meses de quedas drásticas da receita. “Apesar de toda a crise financeira e desse momento de pandemia, atualizamos a folha e estamos com muitas obras em andamento e outras para serem iniciadas”, afirmou Zé Aldemir.

UFPB – Um relatório produzido pelo “Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB”, constutuído por um grupo de pesquisadores e colaboradores das áreas de Estatística, Matemática, Pesquisa Operacional, estima que a pandemia de coronavírus deve acabar até o fim de setembro no Estado da Paraíba. “Para o Brasil, estima-se o fim da pandemia para meados de setembro/20 no cenário regular ou início de outubro/20, no cenário pessimista. No Estado da Paraíba, estima-se o final da pandemia para o meados de setembro/20 (cenário regular) a final de setembro/20 (cenário pessimista)”.

DEFINIDO – A cada jogada, a cada momento, a cada lance, vai se clareando cada vez mais o posicionamento político que o Governador João Azevêdo (Cidadania) deve tomar na eleição municipal em Cajazeiras. É o que se pode depreender de uma fala do Secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nonato Bandeira (Cidadania), recentemente, na Rádio Arapuan FM, quando perguntado sobre a candidatura do partido na terra de Padre Rolim: “Em Cajazeiras a candidata do Cidadania a prefeita é Denise Oliveira e não tem conversa”, disse o Secretário, elogiando-a pela “coragem de vir para o partido que estava se formando, praticamente”.

REDUÇÃO DE RISCOS – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu retirar a biometria da eleição municipal deste ano. O ministro seguiu recomendação de um grupo de médicos e dos técnicos da corte, que constataram que a identificação por digital poderia representar até 70% do tempo gasto por eleitor para votar. A expectativa é que o veto à tecnologia reduza a criação de filas e de aglomerações, o que é recomendável por causa da pandemia do novo coronavírus. A questão deve ser incluída nas resoluções da eleição de 2020 e levada a referendo do plenário do TSE na volta do recesso, em agosto.

SOCIEDADE CORRUPTA – Filhos(as) de políticos, empresários(as), universitários(as)…, uma ruma de gente endinheirada e bem de vida tem sido desmascarada diariamente como inscrita no programa  Auxílio Emergencial, do Governo Federal, destinado a pobres e desempregados. Portanto, quando agora você disser que o Brasil é um país de políticos corruptos, acrescente: somos uma sociedade corrupta!

FESTA DA CUECA – Depois de praticamente 6 meses preso em João Pessoa, o ex-prefeito de Uiraúna, Bosco Fernandes, foi posto em liberdade com pagamento de 522 mil reais de fiança, e foi recebido com festa e foguetões em sua terra. Pode?

DELAÇÃO PREMIADA – A decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao acatar um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e instaurar um novo inquérito para apurar a prática de crimes de lavagem de dinheiro, fraude à licitação e peculato, em decorrência da Operação Pés-de-Barro, ocorreu após o recolhimento de novos indícios de crimes no curso das investigações. Além das informações que os investigadores já dispunham no primeiro inquérito, novos elementos foram indicados pela ex-assessora do deputado federal Wilson Santiago, Evanir Ramalho, também alvo das investigações no inquérito inicial da Operação Pés-de-Barro. Conforme  apuração junto às fontes, ela negocia colaboração com os investigadores, fato que possibilitou e ensejou um novo inquérito.

DENÚNCIA AO TCE   – “Crime contra a ordem tributária, se trata de crime de evasão de receita tributária em anexo lista com os repasses dos fies para as faculdades de cajazeiras, são milhões de reais onde o município de Cajazeiras não recolhe ISSQN, ou seja 5% dizem na cidade que a gestão anterior recebia em bolsas de estudo que davam para seus correligionários foram Bolsista o ex- secretário de planejamento Joselito Feitosa e vereador Kleber Lima.” Essa é a denúncia anônima que foi feita ao TCE-PB, e que atinge em cheio a gestão passada, em Cajazeiras. Quem tiver dúvida, é só copiar e colar o link a seguir:

file:///C:/Users/Caldeira/Pictures/Autos%20Processo%20TCE%2002071-20%20(3).pdf

TREM DAS ONZE – Neste domingo (19) o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (Cidadania), será o entrevistado do programa TREM DAS ONZE, com produção e apresentação de Fernando Caldeira.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: