header top bar

Fernando Caldeira

section content

Caldeira política

11/09/2020 às 12h24 • atualizado em 11/09/2020 às 15h46

Coluna de Fernando Caldeira

O QUE A BRIGA DESUNIU A ELEIÇÃO NÃO UNE – Depois de anos de convivência pacífica e até amigável, um Governador e outro Secretário tipo 1º Ministro, Ricardo Coutinho e João Azevêdo foram colocados em lados opostos. O então Governador indicou e ajudou eleger o Secretário tipo 1º Ministro, novo Governador. O ex foi pra casa e o novo governante assumiu as rédeas do governo. Uma questão até hoje muito mal explicada levou-os ao rompimento político definitivo. O ex continuou no PSB e o novo assumiu o Cidadania. Desde então as duas legendas partidárias não se juntam para nada na Paraíba.

O QUE A BRIGA DESUNIU A ELEIÇÃO NÃO UNE 1 –  A propósito, foi o ex Ricardo Coutinho quem provocou: “O PSB não se une pra nada na PB com o Cidadania”, disse. Em resposta, dias depois, João Azevêdo deu o troco: “‘Minha orientação é não fazer coligação com PSB em nenhum município! Então ficamos assim: cada qual no seu quadrado e quem tiver água no cantil atrevesse o deserto sozinho, porque dois bicudos não se beijam, dizia minha avó.

JEOVÁ DENUNCIA DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS ELEITORAL – O deputado estadual Jeová Campos (PSB) denunciou em entrevista na última terça-feira (8) que o pré-candidato a vereador do Cidadania em Cajazeiras, Marcos Barros, estaria divulgando pesquisas eleitorais falsas em redes sociais. E disse mais: “vou procurar o Ministério Público Eleitoral para denunciar.”  A dúvida é: Marcos Barros está agindo por conta própria ou seguindo orientação partidária?

DEMOCRACIA ACADÊMICA – O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou nesta quarta-feira (9) o resultado da consulta eleitoral para a sucessão da reitoria, confirmando a vitória da chapa composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega.  Agora é com o Presidente Bolsonaro, que já demonstrou que não tem compromisso algum com ordem da lista tríplice.

SOUSA EFERVESCENTE – A política em Sousa sempre foi das mais acirradas. E continua assim até hoje. Enquanto Inaldo Leitão, se dizendo traído pelo prefeito Fábio Tyrone, anuncia aliança com os Gadelha, Mirian Gadelha, filha do saudoso prefeito Salomão Gadelha, está bem  chateada com a escolha não bem explicada de Leonardo, seu primo, como candidato do grupo à Prefeitura daquela cidade.

QUINZE CIDADES E UM SÓ CAMINHÃO  – Quem olha o sertão nestes dias vê o quanto de incêndios está ocorrendo nos matagais quentes e secos. É incêndio em todo canto, e muitos deles próximos de casas e povoados. Desta forma, é impossível o 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Cajazeiras, conseguir atender as ocorrências que se multiplicam nestes tempos de estiagem. Primeiro porque sua jurisdição cobre 15 cidades; segundo porque, apesar de tão extensa área para atender, só dispõe de um caminhão de combate a incêndio e três bombeiros para operá-lo!

FALTA EDUCAÇÃO – A taxa de transmissão (Rt) da covid-19 no Brasil subiu esta semana e voltou aos patamares de descontrole da doença. Na nova avaliação do Imperial College de Londres, o índice é de 1, ou seja, está no limiar dos níveis de descontrole. Isso significa que cada infectado transmite a doença para mais uma pessoa.

FALTA EDUCAÇÃO 1 – Na avaliação anterior, o país registrou a menor marca desde a intensificação da pandemia, com Rt em 0,94, mas não conseguiu manter a queda. Índices de 1 para cima indicam descontrole da transmissão e, com isso, o Brasil volta ao rol de nações com a doença sendo considerada ativa. Mas isso é besteira, é só uma gripezinha, garantiu o presidente Bolsonaro!

CAMPINA MULHER – “Sou pré-candidata à prefeitura de Campina Grande para também defender o espaço das mulheres na política e a necessidade de sermos protagonistas da construção de soluções para o desenvolvimento da cidade”. Foi o que afirmou a pré-candidata à prefeitura de Campina Grande e ex-secretária de Desenvolvimento e Articulação dos Municípios (Sedam), Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), ao destacar algumas de suas propostas para as mulheres, que representaram, na última eleição municipal, em 2016, 52,7% dos eleitores aptos a votar.

NÃO TEM CURA – Bolsonaristas saíram às ruas em Curitiba (PR), acraditem, contra a vacina para coronavírus. Militantes bolsonaristas, vestidos de verde e amarelo, protestaram nesta segunda-feira (7) contra a vacinação em massa e em defesa do uso da cloroquina no combate à Covid-19. Idiotizados pela politização da doença, bradavam: “não queremos a vacina, nós temos a cloroquinha!” Parece mentira, mas é verdade. ASSISTA: http://noticiaspb.com.br/2020/09/08/nao-tem-cura-bolsonaristas-saem-as-ruas-contra-a-vacina-para-coronavirus-assista/

PT/CZ TEM CHAPA DEFINIDA – O PT (Partido dos Trabalhadores) de Cajazeiras decidiu também realizar sua convenção no dia 16 de setembro, prazo final estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para realização dos eventos partidários, oportunidade em que homologará os nomes de Mestre Kim (Prefeito) e Cícera Cavalcante (Vice).

PSB/CZ PRATICAMENTE DEFINIU – O deputado estadual Jeová Campos (PSB) reafirmou a candidatura de seu irmão Marcos Campos (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras e disse que a escolha do candidato a vice-prefeito na chapa está entregue a Chico de Bianor, presidente municipal do PSC. Podendo ser ele mesmo, Chico, o vice!

CIDADANIA/CZ INDEFINIDO – O Cidadania ainda não deu sinais de quem será seu vice, embora esteja praticamente certo que sairá do bolsonarista PSL. Fala-se em Vicente Barreto Filho (Barretinho) e até Gorete Viderez. Mas só na convenção será anunciado.

PP/CZ MANTÉM CHAPA VENCEDORA – O pré-candidato a reeleição pelo PP, Zé Aldemir, já definiu que o vice de sua chapa continuará sendo Marcos do Riacho do Meio (MDB), chapa vitoriosa em 2016. “Em time que ganha não se mexe”, disse.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: