header top bar

Fernando Caldeira

section content

Carta Aberta ao Sintespb

19/12/2009 às 08h56

Por Fernado Caldeira

Tenho próximo de 20 anos como servidor federal da Universidade Federal de Campina Grande, primeiramente, e Federal da Paraíba, a posteriori e, durante todos esses anos sempre fui filiado ao Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba – Sintespb.

Como eu, milhares de outros trabalhadores da UEPB, UFCG e UFPB igualmente são a ele filiados e, com suas contribuições mensais, mantêm a estrutura sindical ativa. E o fazemos porque sempre acreditamos que nosso sindicato estará a postos para defender nossas causas.

Acontece, porém, que há uma insatisfação latente entre milhares de servidores sindicalizados dessas instituições de ensino, ansiosos por notícias a respeito do processo dos 28,86%, percentual a que fazem jus, por decisão judicial, mas que se arrasta indefinidamente sem uma conclusão.

Ora, em seus 77 artigos, o estatuto do Sintespb de logo pontua em seu artigo 1°, inciso II, que aquela entidade tem como característica “a defesa e representação legal e administrativa dos servidores técnico-administrativos das Instituições de Ensino Superior públicas.” É só isso que reivindicamos! Que o nosso sindicato, em nosso nome, busque junto ao Dr. Marcos Pires, advogado por ele contratado à época para a defesa da causa, explicações sobre o andamento do processo que, como disse, se arrasta há anos; salvo engano, próximo a uma década! E mais que isso, atue junto a ele pela celeridade no andamento da causa.

Não é preciso lembrar que aquele mesmo diploma sindical, em seu artigo 4°, inciso II, diz que “são direitos dos sindicalizados: participar de todas as instâncias deliberativas, bem como ter acesso e conhecimento dos balanços, balancetes, documentos contábeis, acordos e convênios firmados e qualquer assunto de interesse da categoria.”

Assim, estamos tão somente buscando nosso direito estatutário, até porque, naquele mesmo documento legal, em seu artigo 14, inciso III, está escrito: “Compete a Diretoria Executiva Estadual: representar perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da categoria.”

E, caso a morosidade do processo seja fruto também da indiferença de alguns funcionários pouco interessados em agilizar o recebimento do que lhes é devido, prejudicando os demais, como afirma ser o citado advogado, que o Sintesp lhes convoque, como órgão representativo da categoria, dando um melhor encaminhamento ao caso, do que até agora tem sido dado.
É o apelo que fazemos ao nosso sindicato, na pessoa do seu presidente José Rômulo Batista Xavier, para que saibamos, pais e mães de família servidores dessas universidades, se ainda podemos ter, em vida, esperanças de receber o que nos é devido!

S O L T A S

Uma viagem à Brasília, impediu o governador José Maranhão de reunir-se com o prefeito Léo Abreu (PSB), o médico Antônio Vituriano (PSC) e o deputado Jeová Campos (PT). Todos devem estar reunidos semana que vem. Pauta: o fim dos desentendimento no grupo político em Cajazeiras.

Meu amigo, co-cunhado, irmão, camarada Taciano Grangeiro, recebendo os parabéns da coluna pela passagem de seu aniversário na última quarta-feira (16). Cearense de nascimento e paraibano de coração, o “velho” bigode, como lhe tratam os mais próximos, como nós, é daqueles caras porretas que priorizam a amizade ao interesse pessoal.

É unanimidade entre jornalistas da capital paraibana: o deputado Jeová Campos (PT) é a grata novidade do plenário José Mariz, na Assembléia Legislativa, justamente por fugir aos temas banais e concentrar sua atuação parlamentar em assuntos como o fortalecimento econômico do semi-árido paraibano.

Quem conseguiu recuperar terreno, em termos de administração, foi o prefeito Léo Abreu (PSB). Tomou as “rédeas” em suas mãos e deu afinação desejada à máquina administrativa. Começou capenga, mas virou o jogo!

O ex-prefeito Carlos Antônio (DEM), deu um nó político em Cajazeiras ao anunciar, junto com seu partido, apoio ao pref. de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), para o Governo do Estado.

Neste sábado (19) participo pela segunda vez de festa de formatura de um filho. Primeiro foi Fernando Caldeira Filho (biomédico) e agora é Rafael de Albuquerque Caldeira (bacharel em direito). A festa será no Paço dos Leões, com amigos e parentes de Cajazeiras, João Pessoa e Recife presentes. Sejam todos muito bem vindos!

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: