header top bar

Fernando Caldeira

section content

Coisas de Cajazeiras

21/06/2009 às 11h50

Por Fernado Caldeira

Humberto Lucena, que Deus o tenha, conseguiu presidir o Senado Federal por duas vezes consecutivas. Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro Presidente da República a poder disputar e conseguir a reeleição, e comandou o Brasil também por duas vezes. O atual Presidente Lula também reelegeu-se e cumpre o seu segundo mandato. Há quem fale num terceiro período administrativo, mas sua excelência nega, bradando respeito e obediência à Constituição. Franklin Roosevelt, ele mesmo um recordista, conseguiu se reeleger apenas quatro vezes Presidente dos Estados Unidos. Mas foi só.

Em Cajazeiras, interior do Estado, as coisas são mais avançadas que no restante do país e nos States. Lá, na terra que, dizem, ensinou a Paraíba a ler, Humberto Lucena é fichinha, FHC é fraldinha, Lula não calça nem as chuteiras e o tal de Roosevelt é coisa de yanke. Todos esses brasileiros conseguiram uma e uma só reeleição. Não dá nem pro começo! Nem mesmo o ex-Presidente norte americano é páreo. Tampouco o atômico e agora reeleito Mahmoud Ahmadinejad, Presidente do Irã, chega perto.
Afinal minha gente, na terra de padre Rolim acaba-se de bater um recorde que, tenho certeza, deverá entrar no Guinness Book of Records, o mundialmente conhecido livro dos recordes.

Não tenho mais dúvida de que o vereador Marcos Barros (PSDB) é detentor de uma marca até hoje insuperável no mundo todo. Isso mesmo, no mundo todo: reelegeu-se seis vezes à Presidência da Câmara Municipal da cidade onde é vereador. Que outro parlamentar no mundo conseguiu tal proeza? Que outra cidade consentiu tal índice? Que outra Câmara de Vereadores chegou a tanto? Que outro regimento interno foi tão e tantas vezes alterado para permitir essa relíquia? Até o nosso conhecido Zé Lacerda, um recordista de mandatos eletivos na Paraíba, nunca conseguiu tal proeza.

Pois bem, orgulhemo-nos todos! Não é todo dia que temos o vereador mais reeleito à Presidência da Câmara no mundo, como não é todo dia que uma cidade sedia um poder legislativo assim, como não é todo dia que uma Câmara de Vereadores consegue ir tão longe! Mas além de todos esses recordes, do vereador, da cidade e da Câmara, ainda podemos requerer outro ao Guinness Book of Records: o da Câmara Municipal que menos mudou seu Presidente num período de 12 anos. Nenhuma outra conseguiu tanto! Querem mais? Que cidade, que poder legislativo no mundo votou em junho de 2009 uma reeleição para mandato que começará em 1° de janeiro de 2011?

Agora, uma pergunta que me fizeram e não soube responder é por que o vereador Marcos Barros tem tanta disposição assim pelo cargo? Por que alguém é tão apegado ao trabalho de Presidente quanto ele? Será que falta disposição aos outros nove vereadores? Ou será que esses não querem trabalhar? Só Marcos Barros?

São perguntas que a população de Cajazeiras certamente está fazendo sem encontrar respostas. E não as encontrará. Elas são guardadas a sete chaves num conluiu de poucos.

Fazer o que? Como cada povo que tem o governo que merece, cada Câmara tem o Presidente que merece!

S O L T A S
Vereador do PSDB de Cajazeiras, Nilson Lopes (Nilsinho), foi autor da proposta de concessão de Título de Cidadão Cajazeirense ao Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

A proposta, que foi subscrita por vereadores do Democratas, foi aprovada à unanimidade, ou seja, também por vereadores do PMDB e PT.

Mais incrível ainda é que Ricardo Coutinho não esteve mais que tres vezes em Cajazeiras. Pense num serviço prestado!

Enquanto isso, o Prefeito Léo Abreu (PSB) enviou mensagem à Câmara Municipal propondo a criação de novos 165 cargos de confiança que, somados aos 130 já existentes, totalizarão 295. São cargos que o Prefeito nomeia a seu bel prazer sem o incômodo do concurso público, que nem sempre permite a colocação de parentes, aderentes e amigos.

Um desses cargos criados é o de sub-secretário de saúde municipal, a quem caberá a gestão financeira completa da pasta. O que aliás desagradou, e muito, algumas pessoas!

Dizem até que muita pressão foi feita para que o Prefeito mudasse essa particularidade do seu projeto, deixando a saúde livre, leve e solta. Léo deu um sonoro NÃO!

Se Maranhão não quer nem ouvir falar em prévia para escolha do candidato a Governador, no PMDB, é porque não tem certeza de vitória nem dentro do seu próprio partido. Que dirá na população!

A Câmara Municipal de Cajazeiras tem dois carros locados que servem não se sabe a quem. A propósito, o legislativo cajazeirense custa 160 mil reais por mês aos cofres públicos, que dizer, ao povo. Para se reunir 2 vezes por semana, ou 8 por mês. Pense num trabalho!

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: