header top bar

José Ronildo

section content

Crescimento da Paraíba

28/01/2022 às 18h06

(Imagem ilustrativa - reprodução/internet)

Por José Ronildo

A Paraíba terá um crescimento acima de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 2022. O Estado da Paraíba ao lado do Estado Sergipe tiveram as maiores taxas de projeção de crescimento entre os 27 Estados do País, segundo dados divulgados pelo Brasil em Mapas, que reúne estudos de consultorias como MB Associados, da OCDE e do Boletim Focus do Banco Central para este ano.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais adicionados produzidos por um país, por um estado ou cidade, geralmente em um ano.

De acordo com o levantamento, o mapa do Brasil foi dividido em cores para a projeção do PIB. Quanto mais azul escuro, maior é a previsão de crescimento da economia dos Estados. Apenas a Paraíba e o Sergipe lideraram as projeções com alta acima de 4%, enquanto os Estados do Amazonas, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas aparecem com taxa de crescimento do PIB entre 3% e 4%. Nove Estados, com azul mais claro: Bahia, Roraima, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo estão com previsão entre 1% e 2% para este ano. Já Minas Gerais é o único Estado com projeção negativa do PIB (1%), enquanto Amapá, Pará, Distrito Federal e Espírito Santo estão com oscilação entre -1% e zero.

Segundo a estimativa econômica da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PIB do Brasil terá crescimento de 1,4% em 2022, enquanto a pesquisa Focus do Banco Central a projeta crescimento de PIB mais modesto para o País (0,58%), enquanto a análise macroeconômica da MB Consultoria reduziu de um crescimento de 0,4% para zero em 2022 para o Brasil. Ou seja, o crescimento da Paraíba em 2022 vai desligar do baixo crescimento nacional, com taxas mais expressivas.

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destacou a gestão fiscal equilibrada do Estado, o crescimento dos investimentos com recursos próprios, a atração de grandes empresas e o fortalecimento da indústria como as principais razões para o crescimento da economia da Paraíba para o ano de 2022, mesmo ainda sob forte impacto da pandemia na economia.

“Essa boa expectativa do PIB para 2022 é fruto do resultado de três anos de muito trabalho diuturnamente e de muita seriedade das equipes do Governo na gestão de João Azevêdo. Além de uma gestão fiscal equilibrada e monitorada desde 2019, estamos com liquidez muito boa, também somos um dos Estados menos endividados do país e temos uma poupança corrente bem acima dos outros Estados. Essa gestão fiscal equilibrada tem propiciado ao governador João Azevêdo realizar obras e projetos com recursos próprios em diversas áreas”, apontou Marialvo.

Marialvo Laureano citou as conquistas de uma gestão fiscal equilibrada. “A Paraíba é o único Estado do Nordeste com Rating A e um dos quatro do País. Essa nota máxima conquistada pelo Governo da Paraíba mostra a sua capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), consolidando a eficiência de suas gestões fiscal e financeira diante das análises de governo e de mercado. Além de pontuar com a maior nota no rating de governo, a Paraíba também se destaca na avaliação de mercado ao obter o rating AA+ na análise da Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings), umas das maiores agências de classificação de risco do mundo, que atestou a eficiência do estado no enfrentamento das pressões dos gastos impostos pela pandemia da Covid-19, bem como a capacidade de endividamento e o superávit operacional”, frisou.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: