header top bar

José Ronildo

section content

Crise entre poderes?

06/10/2023 às 20h07

Novo presidente do STF, Luis Roberto Barroso Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Por José Ronildo – O novo presidente do STF Roberto Barroso disse entender que não vê crise entre a Corte e o Legislativo por conta de julgamentos recentes de temas polêmicos, que dividem a sociedade e que não agradaram muitos deputados e senadores, que ensaiam reações com votações de projetos de lei e emendas à Constituição visando derrubar esses julgamentos do Supremo, como o Marco Temporal para terra indígenas; a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e descriminalização do uso de maconha em pequenas quantidades, que não se constituem tráfico.

O novo presidente do STF pregou o diálogo com o legislativo que é quem tem o poder de elaborar as leis, inclusive, emendar a Constituição, com exceção das cláusulas pétreas.  O ministro reconheceu que temas como aborto dividem à opinião pública e dos próprios parlamentares e envolvem questões religiosas.

 Petróleo

Durante uma reunião com o presidente do IBAMA, a governadora Fátima Bezerra avançou no processo de retomada das atividades de exploração de petróleo e gás na área do Campo de Pitu, na Bacia Potiguar. Está previsto um investimento de aproximadamente 3 bilhões de dólares nos próximos cinco anos para retomada no Rio Grande do Norte. A audiência em Brasília resultou na concessão da Licença de Operação para a perfuração de dois poços de águas profundas, denominados de Pitu Oeste e Anhanguá.

 Ponte

A Bahia tem muito o eu comemorar neste momento. Está sendo construída para o Estado simplesmente a ponte da América Latina, visando conectar o porto de Salvador à Ilha de Itaparica, somando 12,4 quilômetros de extensão e integrando o Sistema Viário do Oeste. Este projeto é tão ambicioso que deve superar a Ponte Rio-Niterói de 8,8 quilômetros, icônica para história da engenharia brasileira.

 Reservatórios

Reservatórios devem encerrar fase seca com maior nível em 14 anos, conforme relatório do Operador Nacional do Sistema. Trata-se de uma projeção para o mês de outubro, que tradicionalmente é o último da temporada. Das quatro subsidiárias, três devem encerrar o mês com os reservatórios das hidrelétricas acima de 60%. Pelo menos uma boa notícia. Agora a preocupação é com relação aos próximos diante em função do El Niño que já provoca estragos no Brasil. Enquanto no Sul, por exemplo, a população é vítima das enchentes, ciclones e devastação.

O Rio Guaíba, por exemplo transbordou, alagando parte de Porto Alegre, no Norte, os rios do Amazonas estão secos, inviabilizando a navegação e até o consumo humano, com uma grande mortandade de peixe. No Nordeste, altas temperaturas, passando dos 40 graus, em algumas regiões.

Mulher Destaque Brasil

A vereadora, Amélia Fonseca, da cidade de Uiraúna, no Alto Sertão Paraibano, viveu na quinta-feira, dia 28 de setembro, um dos momentos mais importantes da sua jornada. A parlamentar uiraunense recebeu a Medalha de “Mulher Destaque Brasil”, durante o evento da UVB.

Vivi um dos momentos mais incríveis da minha jornada: receber a Medalha Mulher Destaque Brasil durante o evento da UVB. É uma honra indescritível e um reconhecimento que compartilho com cada pessoa que acreditou na nossa trajetória. Cada passo dado em prol da nossa comunidade foi parte desse caminho agora celebrado. Ser selecionada entre as 100 mulheres destaque do Brasil é uma alegria que levarei sempre comigo.

Essa conquista não é só minha, mas de cada mulher que confiou em minha liderança e caminhou ao meu lado. Juntas, mostramos que a força feminina é imparável. Que essa medalha inspire todas as mulheres a transformar o mundo. Obrigada por fazerem parte dessa história, disse.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: