header top bar

Damião Fernandes

section content

DOM JOSÉ GONZALES, 75 anos!

12/07/2015 às 10h50

 

Dom José González Alonso, nasceu em Sobradillo, Salamanca no dia 12 de Julho de 1940 é um religioso espanhol estabelecido no Brasil desde 1965. Filho de José González Marco e Maria del Rosário Alonso Méndez, fez os primeiros estudos em sua terra natal. Numa época onde as vocações seriam por assim dizer “precoce”, a orientação era que caso o pároco identificasse sinais de vocação no Jovem, que pudesse já ser encaminhado ao Seminário.

Neste caso especifico, assim aconteceu com Dom José. Porém, um certo dia com 12 anos, ainda coroinha, chega para o então seu vigário e disse que também sente o desejo de ser sacerdote. Em 1952, entra para o Seminário de Ciudad Rodrigo. Posteriormente, já sacerdote, complementou e convalidou a Filosofia na Universidade Federal de Piauí Complementou seus estudos na Universidade Gregoriana, de Roma onde fez atualização nas áreas de Teologia Dogmática, Direito Canônico e História do Cristianismo. Ordenado Sacerdotes aos 29 de Junho de 1964, em Ciudad Rodrigo.

Porém, de 12 de Julho de 1940 até 12 de Julho de 2015, transcorre-se 75 ANOS vividos sob a efígie da FÉ e da VIDA.

Celebrar os 75 anos de Dom José é na verdade celebrar a VIDA de um homem que entrou no processo humano e divino da Eucaristização.  Eucaristizado é aquele que considera os sonhos e os projetos de Deus muito maiores que os seus e por isso, persegue os Deus e encontrará neles os seus. Eucaristizado é aquele que deixando sua terra e suas raízes, finca seus pés em terras estrangeiras somente por amor à Deus e pela força do apelo da sua voz e do seu chamado. Eucaristizado é do aquele que tem sua VIDA ressuscitada a cada manhã que amanhece. Celebrar os 75 anos de VIDA, nosso caso de José Gonzáles, é celebrar a forte e estreita relação com a FÉ Em José Gonzáles, a fé somente tem sentido quando se encontra emaranhada na vida cotidiana, na vida do passo a passo do povo de Deus, seu rebanho.

Precisamos de Homens Eucaristizados e afeiçoados a Jesus. Que tragam em si muito mais que uma postura de fortes baseada tão somente em sua virilidade máscula, mas homens que baseiam suas vidas em desejar e decidir a cada dia parecer-se com o Homem das Escrituras, com o Crucificado: Jesus, o verdadeiro modelo de homem eucaristizado. Um homem eucaristizado é aquele ultrapassa os limites de seu sepulcro pessoal e consegue, por força divina, rolar a pedra que o prende à sua realidade de morte.

Precisamos de Homens Eucaristizados. Homens que tragam em suas vidas as marcas da Sacralidade e da Eternidade de Deus; que não tenham medo de serem chamados de “maricas” ou de “mulhersinhas” simplesmente por terem encontrado sentido e razão definitivos para suas vidas: Jesus Cristo. A Criação geme e chora como em dores de parto esperando a manifestação dos Filhos de Deus, vai dizer o Apóstolo Paulo.

Celebrar os 75 anos de Dom José Gonzáles é celebrar um novo caminho que se abre á sua frente. Por intermédio da Santa Madre Igreja é o novo como ‘Porta de misericórdia’ de Deus que se abre. Mais uma vez, para o amigo José Gonzáles, apresenta-se o desafio de semear em tantas outras terras e de tantos outros modos. De acordo com Cânon 401 do Código de Direito Canônico, que estabelece que: § 1. Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias. Por tanto, antes que especulem outras intenções interiores, apresentando ao Sumo Pontífice a sua renúncia, Dom José está simplesmente cumprindo o reza tal cânon. Mais uma vez, em sua vida de discípulo e missionário, segue o que orienta o Sagrado Magistério.

Celebrar os 75 anos de Dom José Gonzáles é tocar na vida de um bravo homem que venceu seus pequenos ou grandes medos e avançou; é perceber a presença de um homem impregnado da eucaristia. Celebrar os 75 anos de vida de Dom José Gonzáles é perceber no meio de nós, um homem consciente do valor de si mesmo e da sua vida para os outros. Um homem consciente da sua total e absoluta necessidade e dependência da Eucaristia e do Altar de Deus onde residem sua fonte existencial e eterna.

Este dia, representa muito mais que apenas um natalício celebrado. Representa sim, a celebração de uma vida que de tanto doar-se tornou-se alimento para milhares de outras. Uma vida que enquanto acontece, torna-se profecia para o mundo.

Feliz 75 anos, Dom José Gonzáles!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: