header top bar

Francisco Cartaxo

section content

Euclides Lima Filho

19/03/2018 às 15h10

Euclides exerceu o cargo de promotor público em Itaporanga

Faço uma pausa na série de escritos acerca da rivalidade entre Sousa e Cajazeiras para prestar homenagem póstuma a um grande amigo, Euclides Lima Filho, que morreu em João Pessoa no dia 5 de março. Trabalhamos juntos na Secretária de Planejamento e Coordenação do governo de Ivan Bichara. Nascido no Rio Grande do Norte, formado em direito no Recife, Euclides exerceu o cargo de promotor público em Itaporanga, onde se casou com Terezinha Rodrigues Viana, mais tarde minha colega no Banco do Nordeste.

Em 1975, Euclides aparece na Secretaria acompanhado do vice-governador Dorgival Terceiro Neto. Morava em Brasília, onde fizera curso de planejamento e gestão pública, que o habilitou a ingressar na então promissora carreira de técnico em planejamento. Temperamento irrequieto, queria voltar à Paraíba. Ora, naquele tempo eu andava catando profissionais com experiência técnica para estruturar o sistema estadual de planejamento, um dos objetivos do governo. Após rápida conversa com o governador Ivan Bichara, seguiram-se passos burocráticos necessárias ao seu retorno.

Tornou-se meu chefe de gabinete.

Euclides associava à formação jurídica a experiência em planejamento público e tinha uma qualidade excepcional: não via dificuldade diante de obstáculos reais ou imaginários. Nada para ele era bicho de sete cabeças. A propósito, entre risadas, ele contava este episódio. Um prefeito do interior da Paraíba, seu amigo, lhe procurou, desolado, no Ministério da Saúde, em Brasília.

– Dr. Euclides, vou voltar de mãos abanando…

– Por que? Que foi que houve?

– O chefe lá do setor disse pra eu mandar fazer um plano… um…um plano de aplicação dos recursos, e falou que sem esse documento, nada feito.

Euclides se inteirou do assunto, mandou servir um cafezinho e entrou em sua sala. Daí a pouco, retornou com uma folha de papel. Leia e assine, disse ao desconfiado prefeito, volte lá e dê entrada no protocolo. Dias depois, já em sua cidade, o prefeito anuncia a grande ajuda do governo federal! Euclides salvara sua viagem e ninguém falou em propina…

Do mesmo modo que agia em Brasília, diante de coisas simples tornadas complicadas pela burocracia, Euclides se comportou como um dos anônimos redatores de leis, decretos e portarias ligados à formalização do sistema estadual de planejamento, instituído pela lei nº 3.863, de 29 de outubro de 1976, que, entre outras determinações, criou a FIPLAN Fundação Instituto de Planejamento da Paraíba e a CODATA – Cia de Processamento de Dados da Paraíba.

Quem implantou a CODATA?

Euclides Lima Filho que para tanto recebeu delegação do secretário de planejamento a fim de promover todos os atos necessários à formalização e implantação da CODATA, em portaria de 18/04/1977. E assim ocorreu, de tal modo que, antes de Ivan Bichara deixar o governo para candidatar-se a senador, no começo de 1978, visitou aquela empresa, já funcionando, como ele mesmo registrou na Terceira Mensagem ao Poder Legislativo, em 1º de março de 1978: implantamos a CODATA, iniciativa tão necessária quanto corajosa para racionalizar os serviços de processamento eletrônicos de dados no Estado.

Euclides Lima Filho aparece hoje no site da CODATA, na galeria de ex-presidentes. Ao lado de sua foto, indica-se 1977-1979. É pouco para quem venceu obstáculos verdadeiros até transformar em realidade o que, naquele tempo, parecia uma miragem de jovens planejadores do governo do cajazeirense Ivan Bichara Sobreira.

Francisco Cartaxo

Francisco Cartaxo

Francisco Sales Cartaxo Rolim foi secretário de planejamento do governo de Ivan Bichara, secretário-adjunto da fazenda de Pernambuco – governo de Miguel Arraes. É escritor, filiado à UBE/PE e membro-fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL. Autor de, entre outros livros, Guerra ao fanatismo: a diocese de Cajazeiras no cerco ao padre Cícero.

Contato: cartaxorolim@gmail.com

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Deputado cajazeirense abre o jogo e revela com quem fica após o racha no PSB da Paraíba

EDUCAÇÃO

VÍDEO: Xeque Mate fala sobre tradicional colégio de Cajazeiras e recebe diretora, professoras e alunas

ALUNOS DÃO SHOW

VÍDEO: 3º dia da Mostra de Conhecimentos destaca a natureza, tecnologias, leitura, teatro e matemática

DIRETO AO PONTO

VÍDEO: advogado sousense fala sobre a redução da maioridade penal. Você é contra ou a favor?

Francisco Cartaxo

Francisco Cartaxo

Francisco Sales Cartaxo Rolim foi secretário de planejamento do governo de Ivan Bichara, secretário-adjunto da fazenda de Pernambuco – governo de Miguel Arraes. É escritor, filiado à UBE/PE e membro-fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL. Autor de, entre outros livros, Guerra ao fanatismo: a diocese de Cajazeiras no cerco ao padre Cícero.

Contato: cartaxorolim@gmail.com