header top bar

José Ronildo

section content

Falta planejamento

26/06/2020 às 09h34

Coluna de José Ronildo

O governo do Estado recebeu recursos provenientes de uma emenda do deputado federal, Wellington Roberto, que mesmo não tendo tido apoios políticos importantes em Cajazeiras nas últimas eleições e estando sumido da mídia e da cidade vem disponibilizando algumas emendas para a cidade, a exemplo de uma creche, uma escola e um ônibus escolar.

Agora a pergunta que não quer calar é: será que Cajazeiras está necessitando de mais uma escola de ensino médio? Parece que falta planejamento na definição dos investimentos federais País a fora.

O governo do Estado recentemente fechou algumas escolas em Cajazeiras por falta de aluno. A Escola Manoel Mangueira está fechada por falta de uma reforma e o Colégio Estadual não vinha conseguindo preencher o número de vagas ofertado até bem pouco tempo. Não sei agora, depois da reforma e transformação em escola em tempo integral, somente do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Recentemente, Cajazeiras ganhou uma escola técnica, onde o aluno sai com o ensino médio o uma profissão. Talvez o sucesso tenha ocorrido em função desse segundo atrativo, entretanto, criou-se um curso de modelagem e costura, mas por outro lado, o polo de confecções foi fechado.

Chegou um recurso fruto de uma emenda do deputado federal, Agnaldo Ribeiro, aliado do prefeito para fazer uma construção na rua onde funciona a feira da fruta, onde feirantes montam suas tarimbas duas vezes por semana, já que também expõe seus produtos em outras cidades da região.

Por outro lado, vizinho está o Açougue Municipal, totalmente entregue às traças e com pouco movimento. Na gestão de Carlos Antonio o local foi denominado de Central de Abastecimento para receber recursos para uma reforma, mas por falta de manutenção já está totalmente deteriorado, sem se falar nas academias de saúde que foram transformadas em ferro velho e o mato está tomando de conta em várias cidades, sem se falar nos portais de entrada das cidades, praças e pavimentação de ruas. Tem prefeito pavimentando as estradas vicinais porque a cidade inteira já está calçada. Enquanto isso, falta dinheiro para saúde e comarcas e varas do trabalho estão sendo fechadas por falta de verba.

Agora mesmo um SAMU deixou de ser implantado em Cachoeira dos Índios que tem quase 10 mil habitantes e fica em uma rodovia entre a BR 230 e 116, para instalar na pequena e isolada Bom Jesus, e por aí vai. Parece que o intuito principal é premiar os deputados e senadores com obras e estes presentear os prefeitos aliados. Em quanto isso, Cajazeiras fica sem obras estruturantes, a exemplo da Alça Norte; do Parque Linear do Açude Grande.

Bonito de Santa Fé
Em Bonito de Santa Fé, o prefeito Chico Pereira, mesmo tendo direito de disputar à reeleição, decidiu que não será candidato e anunciou apoio, com o aval da ex-prefeita, Aldery Caju, ao nome dos vereadores, Van do Viana, como candidato a prefeito e Pedro Paulo, como vice. A oposição anunciou duas chapas: Ceninha Lucena, para prefeito e Sabino Júnior para vice e a outra formada por Wanderson Furtado, prefeito e Joelson Furtado, vice.

Relembrando
Nas redes sociais, a ex-prefeita Denise Albuquerque tem relembrado suas principais obras e ações do tempo em que governou Cajazeiras, a exemplo da abertura da Avenida Aldo Matos de Sá; a pavimentação da Estrada do Amor, construída pelo governo do Estado, atendendo um pedido dela, que apresentou o projeto, inclusive, com espaço para prática da caminhada, canteiro central e iluminação; creche de Boqueirão; creche da Vila Nova e reforma do prédio da Banda de Música Santa Cecília.

Rápidas

*Abraços da coluna para o ex-prefeito de Cajazeiras, Francisco Matias Rolim, no Sol Nascente.

*O vereador Jucinério Félix apresentou requerimento solicitando ao prefeito José Aldemir a suspensão da cobrança da zona azul enquanto durar a pandemia.

*Já o vereador Alysson Lira (Neguin), que vinha sendo disputado pelo grupo de Carlos Antonio e de Jeová para ser candidato a vice e que há havia desistido de disputar à reeleição anunciou que não vai disputar mais nenhum cargo eletivo.

*Vai se dedicar exclusivamente aos negócios ao lado da família.

*Tem chamado à atenção o número de vereadores que está desistindo de disputar à reeleição, inclusive, a maioria de primeiro mandato.

*Neguin e Eudomar Filho, em Cajazeiras; Paulo Davi e Faguinho, em Triunfo e agora, Pinheiro e Werlayne Quaresma, em Poço de José de Moura.

*O secretário de Estado e deputado estadual licenciado, Júnior Araújo anunciou que o HRC vai receber mais uma ambulância nova, agora, para atender os pacientes da ala da Covid-19 que necessitarem de transferência.

*A Academia de Saúde construída na gestão da ex-prefeita Denise Albuquerque ao lado da quadra do Xamegão está completamente abandonada.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: