header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Homenagem a Joanito Gomes, Pelim, lenda do futebol sertanejo

30/01/2024 às 19h36

Coluna de Reudesman Lopes - Na foto: Pelim e esposa Lúcia, Reudesman e esposa Edinilza e Gorete. Lançamento do livro: História do Futebol de Cajazeiras. Agosto, 2015.

Por Reudesman Lopes – Faleceu domingo, 28 de janeiro deste ano de 2024, um dos maiores desportistas que tive a honra de conhecer e, me tornar um dos milhares amigos que ele deixou. Antes, muito antas de gozar da sua amizade via Pelim todos os finais de semana quando dos jogos do Santos Esporte Clube de Sérgio David. Como meu pai, Osmidio Lopes Ferreira era diretor do Santos e, como morávamos em uma casa enorme, na nossa residência os jogadores deste clube trocavam de roupa, vestiam o uniforme de jogo e de lá rumavam para o Estádio Higino Pires Ferreira, entre tantos craques como Perpétuo, Fuba, Blu, lá estava ele, Pelim. Guardo na minha memória a lembrança de uma “sunga” que ele tinha que sempre usá-la. Quem o viu jogar, na sua posição de zagueiro, assim como nós, lembrará do seu elegante estilo técnico em campo e o seu cabeceio sempre foi um dos maiores recursos da sua acentuada qualidade técnica.

Entretanto, Pelim não foi apenas um craque com a bola nos pés, este homem foi de extrema importância para o futebol em sua cidade, Sousa, bem como em outras cidades do sertão nordestino. Em Sousa fundou o Flamengo lá nos anos 50, depois a Sociedade Esportiva Sousa nos anos 60. Em Cajazeiras, foi Pelim que importou vários dos seus amigos jogadores da cidade sorriso para reforçar o Santos, Estudante, Centenário e outros clubes da terra do Padre Rolim, qualificando ainda mais o futebol cajazeirense.

Poucos são sabedores, mas, foi Pelim que levou Perpétuo a grandes clubes do futebol cearense e, assim, torna-lo ainda mais famoso. Pelim levou Perpétuo para o Treze Futebol Clube de Juazeiro do Norte e depois para o Sirol, vale ressaltar que estas passagens de Péto pelo futebol da terra do Padre Cícero o rendeu uma convocação e a titularidade, à época, da Seleção da Liga Juazeirense de Futebol.

Falar de Pelim é falar de um cidadão que pregava a paz e o bem, o amor pela família, pelos amigos, pelo futebol e pelo seu clube de coração o Atlético Cajazeirense de Desportos.

Pelim meu amigo, descanse em paz, tenha a certeza que a sua passagem aqui na terra foi de muita dignidade e, vamos fazer o possível para te lembrar em todos os momentos que tivermos a oportunidade de falar sobre a sua história dentro e fora das quatro linhas, você merece ser lembrado para sempre como uma lenda do nosso futebol.

Pelim, sempre fui um dos seus fãs e, continuarei sendo.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: