header top bar

Fernando Caldeira

section content

Idéias sim! Mas, e os resultados?

17/10/2009 às 13h44

Por Fernado Caldeira

Sempre achei que um dos grandes serviços que um parlamentar pode prestar ao país, aos estados e municípios é trazer idéias para o debate. É fomentar a discussão sobre como melhorar a educação, a saúde, a infra-estrutura, e assim por diante. Enfim, entendo que ser deputado é, acima de tudo, propor idéias que, se operacionalizadas pelos executivos, sirvam à melhoria de vida das comunidades.

Desta forma, e por esse entendimento, acho que Jeová Campos (PT) tem prestado um bom serviço à Paraíba, na Assembléia Legislativa. Principalmente no debate que suscita dentro e fora do parlamento sobre políticas públicas que estimulem a geração de emprego e renda no semi-árido paraibano e, consequentemente, descentralize o “inchaço” de cidades como Campina Grande e João Pessoa, cada vez mais favelizadas. Esse debate é importantíssimo para uma região geograficamente distante e politicamente inferiorizada como a nossa. Por isso que muitos podem não querer esse debate, por preferirem, por comodismo, deixar as coisas como estão, ou por priorizarem regiões mais populosas e, consequentemente, de maior número de eleitores.

Mas, além disso, cobra-se ao parlamentar a operosidade do mesmo junto aos escalões governamentais no carreamento de benefícios diretos para os municípios onde ele é votado. Verbas, convênios e obras são fundamentais para uma boa avaliação de mandato parlamentar, notadamente quando de apoio ao governo. Principalmente se este mandato é da base do governo do estado e, mais ainda, se o mesmo, igualmente, é da base do governo federal. Aí, como diz o matuto, “é mão na roda” Ou, pelo menos, esperava-se que fosse!

É o caso do mandato petista de Jeová Campos, que é governo na Paraíba e é governo em Brasília. Assim, soa que deve ser forte bastante para as conquistas que a região precisa e merece. Ora, pergunta-se: a quantas anda o asfaltamento da estrada de Boqueirão de Piranhas? Não se culpou tanto o ex-governador Cássio, o ex-prefeito Carlos Antônio e o deputado José Aldemir pelo não asfaltamento? E agora, por que o asfalto não vem? Jeová apóia Maranhão na Paraíba e Lula em Brasília, não é? E por que as obras não chegam?

Lembro-me muito bem de Jeová na tribuna da Assembléia dizendo que o governo do estado deveria era asfaltar todas as estradas que levam às cidades interioranas, como Carrapateira, Bernardino Batista, e tantas outras. E o fazia muito bem. Mas, e agora, por que não se asfalta? Cadê a voz do deputado para continuar a cobrança? Onde está a força petista que é governo lá e lô, quer dizer, João Pessoa e Brasília?

Nem mesmo o conserto das estradas já asfaltadas tem sido feito, estando algumas delas em péssimo estado de conservação. Por que? Antes dizia-se que o motivo era o governo. Agora se dirá o mesmo?

E o programa Leite da Paraíba, que além de ter sido bruscamente diminuído, perde muito em qualidade, com denúncias de centenas de famílias recebendo-o coalhado?

Quanto a aeroporto e curso de medicina, sem dúvida são grandes conquistas para Cajazeiras e região. Mas a bem da verdade, a primeira deve-se muito mais à pressão das entidades civis organizadas do que propriamente dos políticos. A segunda, outra grande conquista, foi um trabalho político de várias mãos (Jeová, Zé Aldemir, Carlos Antônio, Léo Abreu…) e a forte determinação do reitor Thompsom Mariz.
Idéias sim! Mas, e os resultados?

S O L T A S
*O Programa de Combate à Pobreza na Paraíba, que foi a origem da cassação do governador Cássio, era gerenciado por uma comissão composta, entre outros, pelo Arcebispo Dom Aldo Pagotto e pelos Reitores das UEPB (Marlene Alves), UFPB (Rômulo Polari) e UFCG (Thompsom Mariz). Será se os deputados do PT e do PMDB também os acusam?

*Em 2006 eles invadiram e depredaram a Câmara dos Deputados; ainda em 2006, invadiram a fazenda Aracruz Celulose e quebraram todo o seu laboratório: em 2008, no tal abril vermelho, interditaram a estrada de ferro de Paraopebas impedindo o funcionamento normal da Vale do Rio Doce; agora em 2009, invadem fazenda da Cutrale no interior de São Paulo, e derrubam 7 mil pés de laranja. Amanhã, o que farão? Este é o Movimento dos Sem Terra (MST) apoiado pelo PT!

*Neste domingo (18) o deputado LUIZ COUTO (PT) é o entrevistado do Trem das Onze. Participe: www.radioaltopiranhas.com.br/www.fernandocaldeira.com.br/35311235 e 35311236.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: