header top bar

Fernando Caldeira

section content

Intolerável Mesmo!

04/12/2009 às 19h29

Por Fernado Caldeira

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (Bariri, 1942) é um economista brasileiro.
Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1965 e também estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ingressou no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, promovido pela CEPAL/ILPES e graduou-se em 1969. Foi professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas, onde doutorou-se em 1975 e tornou-se professor-titular em 1986. Entre 1974 e 1992 foi assessor econômico do PMDB e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987), durante o governo de José Sarney. De 1988 a 1990 foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo, durante a gestão de Orestes Quércia.

É membro do Conselho Diretor da mantenedora da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo e professor titular de economia da Unicamp. Foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (governo Sarney) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (governo Quércia). É fundador da Facamp (Faculdades de Campinas). É presidente do Conselho Deliberativo do IPSO – Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. É membro do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), além de consultor editorial da revista semanal Carta Capital. É ainda conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

É presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que opera a TV Brasil, pública. É presidente institucional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, além de ser consultor pessoal de economia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 26 de janeiro de 2009 foi eleito presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras para o biênio 2009/2010.

Este currículo buscado no Google, diz por si só quem é Luiz Gonzaga Belluzo que, como se vê, dispensa apresentações.

Mas há um lado deste cidadão, meus amigos, que poucos conheciam. Não faz duas semanas, um vídeo publicado na internet mostra-o num palco ao lado de outras pessoas, numa festa, de microfone na mão, insuflando uma multidão de palmeirenses que, soube depois, participavam de uma comemoração da torcida organizada Mancha Verde, gritando: “vamos matar os bambis, vamos matar os bambis, vamos matar os bambis…”

O presidente do Palmeiras se reportava aos palmeirenses presentes em relação à torcida do São Paulo Futebol Clube, apelidada na capital paulista, de bambis. O que tínhamos, então, era alguém com a responsabilidade de dirigir um dos maiores times de futebol do país e com um currículo acadêmico e profissional invejável, colocando ainda mais lenha na já incendiária convivência entre torcidas organizadas deste país.

Você pode estar estranhando que um colunista de um jornal de Cajazeiras (PB) escreva sobre algo que se passou em São Paulo. Mas o fato a causar estupefação não é este, mas o de alguém com tanto gabarito, como o professor Belluzzo, dar os exemplos que deu, e depois ainda vir dizer que a publicação daquele vídeo na internet era intolerável!
Intolerável foram seus gestos e palavras, professor! Intolerável mesmo!

S O L T A S

*O PT viveu momentos delicados próprios das disputas, durante o PED, para escolha de seus novos dirigentes em todo o país. Mas se quer ajudar na eleição da ministra Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República, precisa unir-se novamente em torno de si próprio.

*O projeto do dep. Jeová Campos (PT) de investir recursos do Fundo de Combate à Pobreza na Paraíba em ações que gerem qualificação de mão-de-obra, emprego e renda no semi-árido paraibano, é uma das melhores idéias que apareceram nos últimos tempos. Mas precisa o governo adotá-la!

*“É terrível quando um veículo de comunicação prefere mentir a esclarecer”. (Edivaldo Rosas (PSB) em relação ao jornal Correio da Paraíba).

*Marcos Barros informa que a AVASP volta a se reunir hoje para discutir temas de interesse do Alto Sertão.

*Moreira Lustosa e Laureci Pena Forte discutem o PT neste domingo no Trem das Onze (www.fernandocaldeira.com.br).

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: