header top bar

José Antonio

section content

Jeová Campos: hora de agradecer

06/02/2023 às 17h05 • atualizado em 06/02/2023 às 17h07

Jeová Campos. Foto: Divulgação

Por José Antonio – Neste último dia 31 de janeiro, descia os degraus da Casa de Epitácio Pessoa, Jeová Vieira Campos, que durante quatro anos exerceu com brilhantismo o mandato de deputado estadual, deixando um legado de luta, pautado na decência e fortalecido por ideais em defesa dos mais humildes e esquecidos pelos poderes públicos.

Jeová, dizem alguns, não destinou verbas pra isso e praquilo, não marcou com obras de pedra e cal a sua passagem pela assembléia legislativa, mas deixou gravado nos anais da Casa do Povo, uma fala, emanada do seu coração sertanejo, “gritos” importantíssimos, mostrando que seus projetos que poderiam levar em frente conquistas, não paliativas, mas estruturantes e fortalecidas, a partir do bem mais sagrado para o homem, que é água.

Poderíamos afirmar que Jeová foi um “missionário”. Quantas vezes as lideranças regionais e interestaduais foram conclamadas, para se unirem na sua caminhada rumo aos canais, estações elevatórias, barragens e túneis da transposição do Velho Chico, que quando verdadeiramente for concluída, se transformará na “redenção” deste sofrido, esquecido e abandonado Nordeste.

Tenho a mais absoluta certeza, mesmo sem mandato, ele não vai abandonar este seu sonho e que a sua voz não vai emudecer, não vai silenciar, porque o conheço desde muito jovem e não é de sua índole deixar uma luta no meio do caminho, mesmo sem a “aureola” de deputado, mas ele não precisa de uma tribuna “oficial”, porque existem as que pertencem às cidades e ao povo: que são suas praças com seus bancos.

O que é um ser humano sem memória, sem história? O que é o tempo? Fiquei deveras alegre com um dos seus projetos: o do resgate da figura que mais representa a nossa amada cidade: o do Padre e Mestre Ignácio de Souza Rolim, ao criar uma Medalha com o seu nome, para através dos laureados, construirmos uma nova História de Cajazeiras e do Imortal Padre Rolim.

O tempo haverá de consagrar e sublimar o nome de Jeová Campos, como um deputado que contribuiu de forma inequívoca na construção do conhecimento, a partir de uma nova historicidade. Ser indutor de idéias é mais valioso do que ser construtor de obras de pedra e cal.

Os caminhos percorridos por Jeová se assemelham aos de muitos jovens, que originados da zona rural, percorreram estradas para chegar à universidade com muitas dificuldades.  Forjado e acostumado no trabalho deverá enfrentar, a partir de agora, novas lutas e embates.

Neste azulado sertão do nordeste, onde galopam sombras e memórias, é sempre bom agradecer e prestar um preito de gratidão, àqueles que, através da palavra, serviu com carinho a nossa cidade e defendeu suas grandes causas.

Um abraço Jeová, até breve no reencontro de outras lutas.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: