header top bar

José Ronildo

section content

João vai disputar o Senado?

21/02/2025 às 18h58

Coluna de José Ronildo - governador João Azevêdo - foto: José Marques - Secom-PB

Por José Ronildo – Não resta dúvida de que o governador João Azevêdo mira o Senado da República. Ele não vai deixar a estrutura que dispõe, com o apoio de mais de 150 prefeitos, além do ótimo trabalho que vem realizando para permanecer no governo por tão pouco tempo.

João não vai cometer o mesmo erro de Ricardo Coutinho que tinha uma eleição tranquila para o Senado e não se afastou para não entregar o governo a vice, Lígia Feliciano, que assumindo, evidentemente, seria candidata a governadora e não era isso que ele queria. Ricardo na realidade queria continuar governando a Paraíba, mesmo sem ser governador. Ele achava que só ele sabia governar.

O governador sabe que terá que passar o bastão para uma outra liderança e busca a união do seu grupo político, tanto é que já reuniu os principais aliados políticos, representantes dos partidos que foram sua base de apoio, uma aliança que foi vitoriosa na eleição passada, a exemplo de Agnaldo Ribeiro e Cícero Lucena, do PP, Daniella, do PSD, Hugo Mota, e Adriano Galdino, Wilson Santiago, do Republicanos.

Após fortalecer o seu partido, o PSB, com a filiação de vários prefeitos, o governador agora procura trabalhar a unidade as conversações entre esses líderes já vêm acontecendo. O mais importante é que essas lideranças têm descartado aliança com a oposição.

LEIA TAMBÉM:

Do Republicanos, apenas Adriano Galdino não gostou das declarações do governador quando afirmou que ele se afastando para disputar o Senado, Lucas assumiria e poderia disputar o governo, sem problema nenhum, entretanto, o próprio governador cuidou de acalmar os ânimos e esteve reunido com Adriano.

Alguns analistas afirmam que João pode ser traído pelos prefeitos e por essas lideranças aliadas, quando estiver sem a caneta na não, mas pra ele não resta outra saída a não ser confiar. Evidente, que em relação aos prefeitos ele precisa amarrar o apoio político e conversar com cada um deles. O PT, dividido e com a presença de figuras como Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo por enquanto está fora dessas discussões, entretanto, segundo informações o partido em nível nacional e o próprio Lula gostaria que João fosse candidato ao Senado. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira também estimulou recentemente a candidatura de João.

O campo da oposição reúne lideranças como Cássio Cunha Lima, Pedro, Efraim Filho, Wellington Roberto, Romero Rodrigues, Veneziano e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Veneziano deve ser candidato à reeleição pelo grupo. O candidato a governador ainda não foi definido, mas acredito eu que será Pedro novamente.

Vejo o governador como favorito e até merecedor pelo grande trabalho que vem realizando, especialmente as obras que estão sendo executadas em todo Estado, agora, é bem verdade que o risco de perder sempre existe, afinal, cada eleição tem sua história. Wilson Braga foi governador e nunca conseguiu chegar ao Senado, entretanto, Zé Maranhão e Ronaldo Cunha Lima conseguiram. Quem dizia que Cássio Cunha Lima seria derrotado quando disputou à reeleição para o Senado e que Daniella Ribeiro seria eleita? Os riscos existem, entretanto, o governador não pode pensar nisso.

Denunciado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro foi denunciado pelos crimes: liderança de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da união; deterioração de patrimônio tombado.

Além disso, a PGR afirmou que Bolsonaro foi o líder da organização que tentou derrubar a democracia no Brasil. Se a denúncia for aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro se tornará réu e passará a responder a um processo penal no tribunal. O ex-presidente admite que medidas foram discutidas no seu governo com o intuito de evitar a posse de Lula, entretanto, tudo “dentro das quatro linhas da Constituição”.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: