header top bar

Fernando Caldeira
string(6) "coluna"

section content

Lógica eleitoral

13/10/2018 às 10h40

No seu sentido mais popular, lógica é aquilo que faz sentido, que tem relação estreita e direta com a verdade!

Pois bem, quando escolhemos um governador o fazemos porque entendemos que ele é a pessoa certa para governar. Lógico!

Se escolhemos a pessoa certa para o executivo e sabemos que para governar ela necessita de apoio parlamentar na Assembleia Legislativa, o que devemos fazer? Eleger deputados comprometidos política e administrativamente com nosso governante. Lógico!

Mas além de necessitar de apoio parlamentar na Assembleia, o governador também necessita, para poder cumprir seus compromissos com a sociedade que lhe delegou o mandato, do apoio do Presidente da República, o que significa dizer, do apoio da União, do apoio do governo federal. Lógico!

Ora, nesse sentido, eleger um Governador de Estado da uma tendência político/partidária e concomitantemente um Presidente da República de outra tendência, é condenar o primeiro ao fracasso administrativo, infelizmente. Lógico!

E como ninguém mora na União, e sim nos Municípios e Estados, essas escolhas desconexas, quando ocorrem, prejudicam a todos, inclusive os que as fazem. Lógico!

A Paraíba nestes dois últimos anos da administração Ricardo Coutinho foi e continua sendo vítima de perseguição política do Presidente Michel Temer, simplesmente porque o governador paraibano tem uma opção política diferente da dele. Empréstimos a que o Estado tem direito pelo seu equilíbrio fiscal comprovado, já aprovados pela ALPB, não saem do papel em Brasília, porque Temer não gosta de Coutinho. Lógico! Infelizmente!

Daí a necessidade do eleitor se conectar com a lógica eleitoral.

Se moramos nos Estados e votamos porque acreditamos numa vida melhor com nossas escolhas, seria ilógico não fazer a conexão político/partidária entre Estado e União. Ou seja, seria dificultar e até impedir que quem escolhemos para governar o Estado o faça apropriadamente, ante nossa escolha a nível presidencial.

Se há alguém que ache isso correto, é bom avisá-lo que o seu achar está prejudicando a ele próprio. Porque quem ele escolheu para governar o seu Estado, onde mora e vive, está sendo dificultado em sua tarefa pela sua escolha a nível federal. E isso lhe diz respeito. Lógico!

TI TI TI´S

 * Apoiado em ‘licença médica’ o candidato à Presidência da República, Bolsonaro (PSL) já avisou que não comparecerá ao debate de hoje a noite na BAND. Ninguém sabe se comparecerá aos demais. Já está ganhando o apelido de candidato fujão! As datas dos demais debates programados, são: 14/10 – Gazeta- 19h30 / 15/10 – RedeTV! – 22h / 17/10 – SBT – 18h20 / 21/10 – Record – 22h e 26/10 – Globo – 21h30;

*Os três candidatos a dep. est. por Cajazeiras foram eleitos: Jeová Campos (31.017 votos), Dra. Paula (27.685 votos) e Jr. Araújo (24.093 votos). 

*Votação em Cajazeiras: Dra. Paula (9334 votos), Jr. Araújo (8.566 votos) e Jeová Campos (7.544 votos), totalizando 25.444 votos.

*Votação em Cajazeiras Dep. Fed:  Gobira (7.819 votos), Gervásio Maia (6.209 votos), Agnaldo Ribeiro (4.212 votos) e Efraim Filho (2.704 votos);

*Votação em Cajazeiras Governador: João Azevedo (22.456 votos), Lucélio Cartaxo (4.887 votos);

*Votação em Cajazeiras Presidente: Haddad (19.219 votos), Ciro Gomes (8.265 votos) e Bolsonaro (5.593 votos);

*Como disse na coluna passada, “urna não tem margem de erro!”;

*Domingo tem DEBATES POPULARES com Mariana Moreira, padre Francivaldo, Nonato Saraiva, José Maria Gurgel, José Neto e Fernando Caldeira.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br

VÍDEO

Músico dá show no Acústico Diário e anuncia novo CD de trabalho; ele contou sobre o início da carreira

57 ANOS

VÍDEO: Prefeito prepara obras para serem entregues no dia da cidade em Santa Helena e convida população

MAIS UMA ESPECIALIDADE

VÍDEO: Clínica de Cajazeiras conta agora com médico especialista em doenças do intestino, reto e ânus

EPISÓDIO 14

VÍDEO: Coisas de Cajazeiras mostra trajetória do ex-prefeito Chico Rolim e fala de segurança no trabalho

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br