header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Meus agradecimentos a Michelle Ramalho e a todos vocês

24/06/2022 às 09h41

Professor Reudesman Lopes recebendo a bola das mãos da Presidenta da FPF, Michelle Ramalho - Foto: divulgação

Por Reudesman Lopes

O Museu do Futebol de Cajazeiras não é prioridade da “Terra da Cultura”, isso é fato, mas, tem muita gente que gostaria de vê-lo em “outro patamar”, falo, um espaço apropriado, bem estruturado, com recursos materiais para que o seu acervo estivesse sendo visto com uma bela exposição. Muitos dos cajazeirenses que apoiam e gostariam de ver o museu recebendo outro “olhar” das nossas autoridades, assim como nós, não têm a força do poder de decidir e lhe dar a prioridade que ele bem merece.

Neste meio de interessados e que de fato apoiam o museu, destaco aqui Michelle Ramalho, presidenta da Federação Paraibana de Futebol. Lembro bem e jamais esquecerei que na sua primeira vinda a Cajazeiras logo após ser eleita para comandar o futebol paraibano, ela pediu para conhecer o museu. Naquele momento, estávamos iniciando o processo de instalação e havia lá no Casarão dos Sobreiras poucas coisas do nosso acervo, falo, em relação ao momento atual. Ao adentrar o espaço a primeira reação dela foi de espanto em testemunhar que uma cidade, aqui do interior do sertão, apresentava para os amantes da sua terra e para aqueles interessados em entender como se cultua e se preserva uma história, uma memória, um acervo que a impressionava.

A partir daquela visita Michelle passou a ser uma parceira e sempre se interessando em saber “como anda o museu”. Todas as vezes que vem a nossa terrinha faz questão de ver como ele está. Assim, ela foi começando a aumentar o acervo do museu e sempre nos convidando para as aberturas oficiais das temporadas do futebol paraibano e nestas oportunidades recebendo a “bola oficial” quase sempre autografada, do campeonato paraibano como um presente para o acervo, uma destas bolas foi autografada pelo jogador paraibano, Hulk.

Quando chefiou a delegação da Seleção Brasileira Feminina na Copa da França, Michelle logo ao desembarcar em João Pessoa nos convidou para receber um presente e, este foi a camisa da seleção devidamente autografada por todas as jogadoras da canarinha. Agora, ela nos presenteou com a “bola do jogo”, autografada pela jogadora Marta, em que a seleção brasileira feminina goleou a seleção Argentina pelo placar de 4 a 1, em setembro de 2021.

Como gostaríamos que houvesse por parte das autoridades deste município o mesmo entendimento de prioridade, comprometimento, importância, que como Michelle e outros tantos cajazeirenses estão a oferecer ao Museu do Futebol de Cajazeiras. Neste momento de tantas incertezas com relação a continuidade e sobrevivência do Museu do Futebol de Cajazeiras externo o meu mais profundo agradecimento a Michelle e a todos vocês que apoiam a nossa luta.

Primeira visita da Presidenta da Federação Paraibana de Futebol ao Museu do Futebol de Cajazeiras. – Foto: divulgação

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: