header top bar

Heron Cid
Sexta-feira 24/out 01:47h

section content

Muda tudo

24/03/2011 às 08h04

Abstraindo o apelo popular legítimo pela moralização do processo eleitoral, a aplicação da Lei da Ficha Limpa tinha no seu caminho uma pedra: o artigo 16 da Constituição Federal é claro quando impede o surgimento de novas regras para o processo eleitoral menos de um ano antes do pleito.

A decisão de ontem tomada pelo Supremo Tribunal Federal não mexe apenas com a composição do Senado da República e da Câmara Federal. A assunção de Cássio Cunha Lima (PSDB) altera substancialmente o tabuleiro político paraibano.

O PMDB da Paraíba perde um de seus senadores mais articulados no plano federal, Wilson Santiago. O efeito Cássio descolora ainda mais o desbotado vermelho do partido, após a derrota do ex-governador José Maranhão, resultado que deixou peemedebistas órfãos e sem rumo.

Com o mandato e uma tribuna permanente em Brasília, Cássio reforça sua liderança, sem mais qualquer questionamento quanto à legitimidade de seu mandato conquistado pelo voto de mais de 1 milhão de paraibanos. O tucano se reafirma no cenário e revigora o status no processo político, inclusive dentro do Governo.

Em Campina Grande, o grupo Cunha Lima respira novo oxigênio. O sobrenome da família deve ser carimbado no nome do candidato de 2012. Mas será dentro do PSDB onde provavelmente ocorrerá a maior ebulição. Cássio ganha a credencial que faltava para virar oficialmente o que já é na prática: o líder do partido no Estado.

Depois da adesão
O deputado Márcio Roberto (PMDB) já começou a emplacar aliados no Governo. Josué Guedes Neto, fiel assessor do parlamentar, assumiu a diretoria de operações do Detran.

Acreditem!
A eleição de Gervásio Filho (PMDB) para a Comissão de Orçamento foi comemorada dentro do Governo. A alegria foi maior que a confirmação de Lindolfo Pires (DEM) na CCJ.

O preconceito que agride mais
Do leitor Cândido Silva (candidosilva@hotmail.com) sobre a agressão do deputado Júlio Campos (DEM/MT) ao ministro Joaquim Barbosa. “Sou preto e pequeno (baixinho) e o pior pobre, mas podem me chamar de pretinho, negrinho, chocolate. Isso não me atinge. O que me atinge mesmo é o baixo salário que eu ganho”.

Transporte intermunicipal
A atenta Andrezza Lima (andrezza@gmail) comenta o “Paraíba Integrada”. “Finalmente, o Governo apresenta algo de confortável para ele e para o povo, pois em termos de saúde, segurança e educação, trocamos seis por meia dúzia”.

Condições jurídicas
O antenado Luiz Vieira elenca jurisprudência que abriga a candidatura de Marcos Odilon, em Bayeux. Lembra o caso de Yves Ribeiro, prefeito consecutivo de Igarassu, Itapissuma e Paulista no vizinho Estado de Pernambuco.

Prosperidade
É de causar inveja a qualquer poupador, a meteórica ascensão financeira de notáveis cooperados da Unimed João Pessoa. Tem gente que daria tudo para conhecer a receita.

Final feliz
Coube ao conciliador presidente Ricardo Marcelo (PSDB) resolver a indefinição das comissões na Assembléia. “Buscamos o entendimento. Todos saíram satisfeitos”.

Pressa
Hoje, as Comissões Temáticas já apreciam medidas provisórias do Poder Executivo. Na próxima semana, as matérias encalhadas começam a ser votadas em plenário.

Feio
Enquanto o deputado André Gadelha (PMDB) preferiu não comentar, o vereador Ananias Vieira disse que o episódio no Ceará ficou “muito feio” para o prefeito Fábio Tyrone.

Trankilizante
O ex-governador José Maranhão não esperou tempo pior. Preferiu logo antecipar a reunião de emergência com a bancada do PMDB na Assembléia para este sábado.

Foi fraqueza
O deputado Raniery Paulino (PMDB) não perdoa a adesão dos três colegas de partido. “Não se pode confundir os problemas do PMDB com a fraqueza dos adesistas”.

Desblocado
Aluno do 4º período de Direito, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) transferiu a matrícula de Brasília para o Unipê. Já foi visto concentrado nas primeiras aulas.

Em audiência
No Ministério de Desenvolvimento Social, o senador Vital Filho (PMDB) assegurou dois Centros de Convivência Comunitária para Bonito de Santa Fé e Sossego.

Apelo
A instalação de unidade da Casa da Cidadania em Sousa foi ontem pauta de audiência do presidente da Câmara, Cacá Gadelha, com o secretário José Alves Formiga.

Tudo dominado
Das nove comissões da Câmara de João Pessoa, a base governista deve abocanhar seis. Bira Pereira (PSB) e Raoni Mendes (PDT) vão presidir as duas mais importantes.

PINGO QUENTE
“O PSL está pior do que o PT”.

Do deputado Tião Gomes em permanente atrito com o único colega de partido Aníbal Marcolino.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Heron Cid

Heron Cid

Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba, jornalista desde 2007 pela UFPB, tendo enveredado na comunicação aos 13 anos de idade. Apresentador de rádio e televisão, entrevistador, articulista político, fundador e diretor do Portal MaisPB e da Rede Mais Conteúdo. No Blog, traz a análise da política nossa de cada dia e o debate dos grandes temas sociais.

Contato: heroncid@maispb.com.br
Heron Cid

Heron Cid

Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba, jornalista desde 2007 pela UFPB, tendo enveredado na comunicação aos 13 anos de idade. Apresentador de rádio e televisão, entrevistador, articulista político, fundador e diretor do Portal MaisPB e da Rede Mais Conteúdo. No Blog, traz a análise da política nossa de cada dia e o debate dos grandes temas sociais.

Contato: heroncid@maispb.com.br

Recomendado pelo Google: