header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Museu do Futebol de Cajazeiras, 5 anos de luta, fé e esperança

15/08/2023 às 20h17

Coluna de Reudesman Lopes Ferreira

Por Reudesman Lopes Ferreira – Sempre fui um apaixonado pelas coisas de Cajazeiras, entenda, pela sua história, pela sua memória. Sou daqueles que não perde uma comemoração que diga respeito à terra do Padre Rolim. Pois bem, como tal, vivia me perguntando a causa pela qual a terra da cultura não possuir o seu Museu, aquele local onde cajazeirenses, cajazeirados e visitantes, pudessem observar a grandeza da nossa terra através da história em documentos, fotos e outros.

Queria entender o que determinava que cidades de um porte bem menor que o nosso tivesse constituído o seu Museu e a nossa cidade, não. Ao tempo que vivia cobrando das nossas autoridades e de pessoas influentes na sociedade local, também começava a sonhar em que o Museu de Cajazeiras era apenas uma questão de tempo já que estávamos focados neste trabalho com a realização de reuniões lá na Câmara Municipal de Cajazeiras com os “interessados”.

Só que depois de vários destes encontros senti que a coisa não caminharia para um final feliz, muita conversa, nenhuma ação. No dia 15 de agosto de 2015, estávamos lançando o livro História do Futebol de Cajazeiras, um trabalho de 12 anos de pesquisa, encontros, entrevistas e tudo aquilo que uma obra de 686 páginas pode propiciar. Passado este momento e já com o livro sendo considerado pelos críticos como um sucesso, ao começar a organizar meu cantinho de estudo e de escritas, me deparei com um maravilhoso acervo do futebol de Cajazeiras, naquele momento veio aquele estalo: “Tenho um Museu do Futebol de Cajazeiras em minha casa”.

Começava então a minha peregrinação, isso sem contar nada a ninguém, em locais da cidade onde poderíamos instalar o Museu do Futebol de Cajazeiras. Visitei muitos locais, não falava absolutamente nada, o tempo passando e, não via onde instalar o Museu. Já desacreditado e achando que tudo não passara de ilusão de um apaixonado, eis que nos aparece a oportunidade, o local, o belo Casarão dos Sobreiras.

Assim, no dia 21 de agosto de 2018, estávamos fundando e instalando o Museu do Futebol de Cajazeiras e a sua primeira exposição pública tratou de uma mostra da história da fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos que neste mesmo ano, estava completando 70 anos desde a sua fundação acontecida no ano de 1948.

Lembro que usamos apenas três salas para contar a história atleticana. Com a casa lotada o evento foi um sucesso, aqueles que estiveram presentes ao acontecimento nos deram muito apoio e com isso motivação total para o trabalho que viria a seguir, ou seja, começar a implantar verdadeiramente o nosso Museu.

Neste próximo dia 21 de agosto de 2023, estaremos completando cinco anos da sua fundação, afirmo que apenas iniciamos o processo que decerto nos levará a vê-lo como exemplo aqui no nosso sertão nordestino e, porque não afirmar, no nordeste.

As dificuldades são imensas, afinal, a cultura não é vista e colocada como uma prioridade e as vezes me vejo “perdido” neste emaranhado de incertezas. Mas, as dificuldades existem para serem transpostas, aprendi isso com minha mãe Nazareth Lopes pela sua garra e força de vontade quando desejava alcançar algo.

O fato é que hoje, mesmo desativado e escondido em minha residência, o Museu do Futebol de Cajazeiras já é uma realidade e, digo mais, se ele já é visto como exemplo, imagine se tivéssemos o apoio que merecemos ter da terra da cultura. Como falei, nada nos impede de lutar e estamos lutando, os sonhos são muitos, mas, um passo de cada vez.

E o que temos para mostrar aos cajazeirenses, cajazeirados e visitantes? Diria que uma história de Cajazeiras e do seu futebol. O Museu do Futebol de Cajazeiras ocupou quase que totalmente o Casarão dos Sobreiras, mas, bem que poderíamos e temos material que poderíamos usar todos os seus espaços.

Enquanto estivemos naquele local, chegamos a ocupar sete espaços: o corredor central; uma sala do Atlético Cajazeirense de Desportos onde poderíamos ver o primeiro troféu conquistado pelo clube, fotos e camisas históricas; uma sala de troféus, nesta mostramos o primeiro troféu conquistado pelo futebol cajazeirense em 1938; uma sala de camisas, com as camisas dos principais clubes do futebol amador; um salão e nele tínhamos o Memorial: Perpétuo Correia Lima, bem como, uma homenagem ao jogador Renato Cajá com fotos que mostravam a sua trajetória, galeria de fotografias dos clubes profissionais, e as mesas com documentos históricos do nosso futebol; uma sala com a história do Paraíba Esporte Clube e nela camisas de clubes e de jogadores que estiveram em Cajazeiras, nesta sala uma camisa do craque Zico autografada pelo jogador e oferecida a Cajazeiras.

Ainda teríamos para expor: A história da imprensa esportiva; do futebol infanto-juvenil; as fotografias dos nossos jogadores; a história dos nossos árbitros, não expomos pela falta de recursos e também de espaços onde pudéssemos fazer essa exposição.

Nada a lamentar, só nos resta comemorar e dizer aos quatro cantos do mundo que Cajazeiras a terra da cultura tem sim o seu museu, desativado ou não o Museu do Futebol de Cajazeiras existe.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: