header top bar

José Antonio

section content

Nossa Senhora da Piedade: 184 anos de devoção

28/08/2020 às 16h08

Nossa Senhora da Piedade na Catedral de Cajazeiras

Uma data das mais importantes na História Religiosa de Cajazeiras é o 29 de agosto que assinala a criação da Paróquia e se constitui no fato mais expressivo, que antecede, à Independência Política de Cajazeiras, em 23 de novembro de 1863, à criação da Comarca em 5 de novembro de 1874, à elevação da Vila de Cajazeiras à categoria de cidade, em de 10 de julho de 1876 e à criação da diocese pelo Santo Padre Pio X, em 6 de fevereiro de 1914.
A festa de Nossa Senhora da Piedade, que antes era celebrada em 29 de agosto, passou, depois da criação da Diocese, a ser realizada em 15 de setembro e se transformou em Lei Municipal, aprovada pela Câmara Municipal, no ano de 1975, quando eu presidia a Câmara e era prefeito do município Antonio Quirino de Moura.

Os registros históricos revelam que tudo começou com a construção de uma pequena Casa de Oração, onde é hoje a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Essa construção foi comandada por Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha), em 1836. Ela mobilizou um grupo de mulheres na fabricação dos tijolos e ainda teve que sacrificar alguns bens para investir na obra, “com uma só porta de frente, uns oito metros de comprimento por uns seis de largura”.

Com as paredes ainda em preto, Mãe Aninha, introduziu a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que provavelmente pertencera a seus pais, Luís Gomes e Ana Francisca. Esta imagem foi venerada no altar-mor até 1855 e se constitui numa das relíquias mais preciosas de nossa diocese, que foi substituída, provavelmente pelo Padre José Tomás de Albuquerque, por Nossa Senhora das Dores.

Mãe Aninha ao construir esta singela capela jamais imaginou que um dia ela se transformaria num belo e majestoso templo. Em 1863, ano da fundação do município, os documentos registram reformas nela e já se citava ser a Igreja Matriz e a maior reforma que ela passou foi na criação da Diocese, quando foi elevada à Catedral, a partir de junho de 1915, com a posse de nosso primeiro bispo: Dom Moisés Coelho.

Esta igreja tem uma simbologia muito forte na vida dos católicos cajazeirenses, principalmente por ali está sepultado um dos seus mais ilustres filhos: o Padre Inácio de Sousa Rolim, que infelizmente devido às várias reformas ali empreendidas perdeu-se no tempo a sua localização, mas diante de sua grandeza, é a própria igreja o seu túmulo.

Neste 15 de setembro, feriado municipal, mais uma vez a população católica de Cajazeiras, comemora com muita fé e devoção o dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade e sua imagem sai do seu altar para ser conduzida, em procissão, para abençoar, na passagem pelas ruas, avenidas e praças a cidade e seu povo, se a pandemia permitir.

E neste dia vamos cantar o seu hino e pedir a sua benção:

Senhora da Piedade,
Pedimos com devoção:
Abençoa esta cidade,
Aumenta a fé do Sertão!

No horizonte turbado, o fulgor
De uma estrela brilhou, sertaneja:
Cajazeiras, Diocese, és penhor
Da atuante presença da Igreja!

Muitos anos fiel à verdade,
No banquete de Deus, repartida:
Hoje, em volta do Pai, na unidade,
Anuncia a mensagem da vida.

Reverente, celebra o teu Deus:
Corpo e Sangue, na mesa sagrada;
e o louvor, numa voz, suba aos céus
Da família, no amor, congregada.

Deste povo, os destinos conduz!
Na esperança, mantém-no de pé;
revivendo os momentos de luz,
leva adiante o estandarte da Fé!

*Letra: Padre Antonio Luiz do Nascimento.
*Música: Maestro Rivaldo Santana.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: altopiranhas@uol.com.br

ELEIÇÕES 2020

VÍDEO: Leonardo Gadelha diz que saúde de Sousa está na UTI, e Tyrone chama o adversário de ‘alienígena’

PROPOSTAS PARA SOUSA

VÍDEO: Em debate, candidato propõe modernização do DAESA, e adversário diz que o órgão é um ‘engodo’

DEBATES 2020

VÍDEO: Fábio Tyrone e Valdeci Filho divergem sobre investimentos em moradia popular na cidade de Sousa

"INGRATIDÃO"

VÍDEO: Denise responde a Zé Aldemir após ter família adjetivada de ‘casal anfitrião da Polícia Federal’

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: altopiranhas@uol.com.br

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!