O Brasil precisa trocar o disco

Por Francisco Inácio Pita – O povo brasileiro precisa mudar o disco quando se trata da escolha do próximo presidente da república. Apesar de estar faltando muito tempo para a reeleição, o sensato eleitor precisa refletir bem para a próxima escolha presidencial. Lula, com a idade avançada, e Bolsonaro, conforme determinação do STF, inelegível até 2030. Com base em quê, Bolsonaro se diz que é pré-candidato a presidente da república nas eleições de 2026? Ele tem alguma carta escondida. O pior é que o próprio Bolsonaro alimenta uma grande quantidade de eleitores que, mesmo sabendo de suas condenações, acreditam em tudo que ele diz, e até o imitam falando mal do ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal.
Boa parte do povo do Brasil vive discutindo a escolha para presidente da república em 2026. Só existem Lula e Bolsonaro? Perguntar não ofende. Entendo que eles já foram úteis para o Brasil, mas também já prejudicam bastante. Citar a partir de agora os erros e os acertos, tanto de Bolsonaro como de Lula.
Acertos de Lula: gratuidade para todos os medicamentos e itens da Farmácia Popular com 86% de aprovação. Isenção do IR para pessoas com renda mensal abaixo de 5.000 reais, retirada dos garimpeiros das reservas indígenas e ambientais. Programa de renegociação de dívidas da população e retomada do Minha Casa, Minha Vida.
Erros do governo Lula: acusado em 30% das fraudes do INSS, e uma acusação de seu irmão envolvido, judicialização do IOF vira guerra entre governistas e oposição, deputado do PT diz que cortaria “uns 20 ministérios” do governo Lula, na verdade o governo de Lula tem mistérios demais.
LEIA TAMBÉM:
Erros de Bolsonaro: entre algumas atuações do governo Bolsonaro, 12% das fraudes do INSS, atrasou a compra das vacinas no período da pandemia e criou muitas piadas com a situação naquele período. Desobedecia às determinações da Organização Mundial da Saúde, onde o mundo inteiro usava máscaras e Bolsonaro e sua equipe andavam para lá e pra cá sem máscara.
Acertos de Bolsonaro: Entre suas principais conquistas está o fato de sermos o quarto país no ranking mundial de vacinação, apesar dele demonstrar que não é simpático a vacina. Também há o mérito de ter feito o pagamento do auxílio emergencial. Só em 2020, segundo a Caixa Econômica Federal, houve desembolso de 293,1 bilhões de reais de recursos para 68 milhões de brasileiros. Além dessa iniciativa, a Caixa liberou 36,5 bilhões de reais do Saque Emergencial do FGTS a 51,1 milhões de pessoas. Essas ações se mostraram fundamentais para dar dignidade e até salvar a vida dos mais necessitados. Foram firmados mais de 500 mil acordos pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Houve forte recuperação dos empregos, atingindo mais de 1,5 milhão de postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre. As projeções apontam avanço do PIB na ordem de 5,3%.
Após mostrar acertos e erros de Lula e Bolsonaro, não tenho dúvida de que os dois devem sair da linha na gestão brasileira, deixar outros ocuparem o cargo de presidente e desejar boa sorte para a população brasileira. Infelizmente, não vejo nenhum nome com a grande possibilidade de mudar o Brasil, até porque o presidente não administra sozinho, necessita do Congresso Nacional e Câmara dos Deputados que divergem com os seus interesses, muitas vezes direcionados a pequenos grupos da população, sendo mais claro, empresários e grandes poderosos. E no meio desse jogo, o povo sempre sai perdendo e pagando uma conta que não deve.
Começando por José Sarney em 1985 e seguido por outros presidentes como: Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, para ser sincero, nenhum deles faz somente o bem para a população do Brasil. Podemos dizer: poucos acertos e muitos erros, principalmente em relação ao desenvolvimento brasileiro, a maioria deles fez mais para os seus do que para o povo em geral.
A melhor ideia para a próxima eleição presidencial seria um nome que trouxesse seriedade, honestidade e um plano de governo audacioso e viesse com muita decisão e coragem para enfrentar a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional. Se os senhores deputados e senadores não se rendessem ao desenvolvimento do Brasil, o próximo presidente brasileiro deveria criar uma grande mídia nas redes sociais para esclarecer ao povo o porquê de não estar promovendo esse desenvolvimento. O grande problema do Brasil é o toma lá e me dá cá. Frase significa falta de compromisso com o desenvolvimento nacional. Infelizmente, o presidente da república precisa do congresso e da câmara para aprovar projetos e suas ideias de desenvolvimento para a nação e sem pilantragem. De acordo com os princípios da verdadeira democracia e honestidade, deve ter o propósito de desenvolvimento que venha de encontro a todos, principalmente os mais necessitados.
As citações contidas no parágrafo anterior precisam também da atuação forte do povo, a população brasileira precisa lutar com toda força, escolher com responsabilidade e sem receber nada em troca. Um dos maiores problemas nas gestões brasileiras é concernente à escolha, onde a pilantragem que passa desde que assumiu o poder até próximo das eleições praticando a desonestidade e ajunta o fruto da corrupção para comprar o pobre eleitor que sofre sem uma boa assistência durante a sua gestão.
Frases como: “agora a vez é do povo, estamos à disposição antes e depois das eleições, nossos projetos são feitos na forma da medida,” e assim vão as cenas de promessas apresentadas durante as campanhas eleitorais, o povo escuta e muitos acreditam, e por falta de uma boa conscientização, termina trocando seu voto por um pouco de real em espécie, pneus para carro e moto, materiais de construção e outros paliativos temporários e termina escolhendo novamente o mesmo corrupto para gerenciar os seus bens por mais 4 anos. Até quando a maioria dos eleitores vai se conscientizar e votar corretamente? Na minha humilde concepção, levam mais de uma centena de anos para que tudo possa mudar e tenhamos o Brasil a mil maravilhas. Isso só acontece um dia, se o povo em sua totalidade aprender a votar. Não quero generalizar porque ainda existem gestores comprometidos com o bem de sua população, mas infelizmente o número é considerado muito pequeno.
Mote: o Brasil terá futuro
se o povo aprender votar.
O Brasil está ruim
fica difícil se viver
precisamos aprender
do começo até o fim
todos precisam sim
bastante se organizar
com a forma de lutar
para sair do escuro
o Brasil terá futuro
se o povo aprender votar.
No período eleitoral
é triste a situação
os concorrentes em ação
vem de forma informal
trazendo o seu sinal
promete que vai mudar
sabe a forma de enganar
e mente muito seguro
o Brasil terá futuro
se o povo aprender votar.
Não há que possa viver
num país que vale mil
que chamamos de brasil
e o povo sem entender
que para você crescer
precisa muito lutar
para do mal se livrar
tem que seguir seguro
o Brasil terá futuro
se o povo aprender votar.
Finalizo mais um relato
com deus em muita ação
sem a sua compaixão
não terei um bom retrato
também não sou ingrato
para não considerar
Deus está a me ajudar
e me tira do obscuro
o Brasil terá futuro
se o povo aprender votar.
Muito obrigado a todos e até ao nosso próximo encontro.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário