header top bar

José Antonio

section content

O grito de Jeová em defesa do HU do Sertão

04/12/2020 às 09h34

Deputado estadual Jeová Campos

Por José Antônio

O apelo do deputado estadual Jeová Campos, via Assembleia Legislativa da Paraíba, para que a Bancada Federal possa destinar mais recursos para a construção do Novo Hospital Universitário do Sertão da Paraíba é sem dúvida muito importante para que possamos ter esta importante obra na área de saúde, o que possibilitará que a cidade de Cajazeiras se torne o terceiro polo mais importante de saúde do Estado da Paraíba.

Esta obra representa a consolidação dos dois cursos de medicina que a cidade tem, além de outras dezenas na área de saúde, o que possibilitará a formação de novos profissionais mais capacitados, pois os três hospitais da cidade serviriam de campo de estágio para esta plêiade de estudantes.

O mais interessante é que Jeová apela para a bancada federal e este está sendo o nosso principal problema, porque não temos um filho da terra em Brasília para defender nossas bandeiras de lutas.

Passadas as eleições municipais estaríamos vislumbrando a possibilidade de entre os que se sobressaíram na política, a exemplo de Júnior Araújo, Dra. Paula e o próprio Jeová Campos, se dispusessem a colocar seus nomes como candidatos a deputado federal. Não vejo outra alternativa, não vejo outros nomes. Aí sim deixaríamos de estar com um pires nas mãos pedindo esmolas a esta bancada federal, que poucas raízes possuem em nossa cidade e já tem compromissos com seus redutos eleitorais.

Quando Edme não foi reeleito, fiquei deveras constrangido. Ficamos órfãos e Cajazeiras vive hoje um silêncio perturbador e o brado retumbante de Edme  já não poderemos mais ouvir nas colinas, nos prados, nos campos floridos, na cidade, nos palanques e nos parlamentos: “Cajazeirenses, meus conterrâneos”.

Muitos amigos comuns de Edme Tavares ficaram buscando na lembrança quais teriam sido as ações de Edme, no plano estadual, federal e em especial na cidade de Cajazeiras. Fiz esta semana, uma pesquisa nos meus arquivos, quais as grandes contribuições, não apenas no seu labor legislativo, mas também enquanto ocupou funções de relevância no executivo. É obvio que neste canto de página não seria possível enumerar o quanto ele fez nos seus vinte anos de vida parlamentar.

Já se disse, com rara propriedade, que os homens passam, mas suas ideias e feitos permanecem e Edme foi um exemplo entre aqueles que serviram com obstinação a serviço de suas comunidades e sempre tendo um destaque para a sua amada cidade de Cajazeiras.

Uma das grandes defesas de Edme era em torno das disparidades sociais e regionais e quem já leu seus discursos e acompanhou sua vida pública sabe de seu combate contra a fome e a miséria, dizia ele: “é impossível impor-se ao silêncio, à passividade, à mera especulação ante uma realidade triste, representada por imagens e números tão eloquentemente aterradores que é o Nordeste de hoje”.

Outra grande preocupação de Edme foi com o homem do campo: “é imperativo que se procure por todos os meios melhorar a vida do homem do campo e cessar em definitivo os séculos de injustiças sobre a sua família” e foi nesta linha que ele conseguiu reduzir a idade para a aposentadoria rural de 65 para 60 para os homens e das mulheres de 60 para 55 anos.

Poderíamos enumerar alguns dos feitos da sua ação política direta com relação a Cajazeiras: Escola Técnica Federal, Junta de Conciliação e Julgamento, Escola Polivalente Cristiano Cartaxo, Construção do Centro de Ensino Supletivo Mons. Vicente Freitas, Criação do Centro Regional de Educação, Criação do 1º Grau completo no Grupo Escolar Dom Moisés Coelho, Construção do Hospital Infantil, Criação do Centro Regional de Saúde, Estradas asfaltadas Cajazeiras – Antenor Navarro, Brejo das Freiras – Antenor e Uiraúna – Antenor, Agência do Banco do Estado da Paraíba, Construção de canal de saneamento básico na Travessa Joaquim Costa, Abastecimento d`água do Distrito de Engenheiro Ávidos, Construção do Conjunto Residencial para funcionários públicos (IPEP), Criação e instalação do escritório Regional da SAELPA, Construção da nova sede do IPEP, Construção da agência do INPS, Instalação das agências do BRADESCO e da Caixa Econômica Federal, Construção do Matadouro Público, Autorização no Ministério do Trabalho para transformar a Associação dos Bancários de Cajazeiras em Sindicato e centenas de bolsas de estudos para alunos carentes.

Edme era assim: quando abraçava uma causa não gostava de perder e em seu discurso de despedida da Câmara federal disse: “para mim, a marca humana mais edificante, mais duradoura e mais fecunda é o objetivo de um ideal, que cumpri religiosamente, servindo ao povo” e concluiu:” já vou indo, na esperança da precisão do meu novo salto. Sou hoje um homem pássaro que acredita no seu voo. É o trapézio da vida. Já vou indo, meus conterrâneos, para ficar mais perto de um novo horizonte que a mão de Deus me conduzir”.

Meu querido amigo você agora é eternidade, deixou uma história para a vida e uma vida para ser reconhecida pela história.

Veja Jeová como estamos precisando de um novo Edme para defender nossas lutas e o engrandecimento de Cajazeiras.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: