header top bar

José Anchieta

section content

O momento de decidir

11/03/2016 às 11h36

O foco nas definições

Por José Anchieta

A “janela” aberta na legislação eleitoral para mudanças partidárias, sem nenhum prejuízo para os detentores de mandatos parlamentares, está chegando ao final. O prazo vai até o dia 18, e resta apenas uma semana para o chamado “troca-troca” de legendas, uma prática, hoje, tão presente e tão normal na vida pública brasileira.

Mas, o que queremos destacar, desta vez, é a expectativa que há em torno dessas mudanças no Estado e, em particular, em Cajazeiras. Certamente, haverá de se registrar um novo quadro político, com novas acomodações de forças para as eleições que se aproximam. Nesse contexto, não há como negar a busca por espaços, visando garantir as condições mais favoráveis para as referidas disputas eleitorais.

Em Cajazeiras, particularmente, é inegável a expectativa que se criou em torno do futuro político do deputado José Aldemir, que rompeu com o grupo da prefeita Denise Oliveira, e foi recebido com muito entusiasmo pelos oposicionistas, tendo, inclusive, seu nome lembrado insistentemente para disputar a sucessão municipal.

O deputado passou a admitir essa possibilidade, mas não disse ainda, claramente, se vai para a disputa, jogando, portanto, todas as atenções para o próximo dia 18, quando se filiará, solenemente, ao PP, valendo-se, exatamente, dessa condição que a legislação lhe assegura. E nessa data, ele já revelou que a oposição cajazeirense lançará seu pré-candidato, seguindo um entendimento previamente estabelecido.

Mas, essa decisão do parlamentar também abre caminhos para outras mudanças, umas já especuladas pela imprensa, outras não, o que tem gerado mais expectativas, notadamente, em relação à composição de forças no Poder Legislativo local. Quem mais vai mudar de sigla em Cajazeiras até o dia 18? É a pergunta mais presente, hoje, entre os analistas políticos da cidade.

Pois bem, o momento de decidir está aí. O prazo está se vencendo. O tempo corre, e haveremos, a partir de 18 de março, analisar com mais clareza o novo xadrez político de Cajazeiras, com perspectiva de um jogo dos mais disputados e acirrados dos últimos anos. É só esperar.

Dengue, zica e hospitais cheios

A população de Cajazeiras continua externando muita preocupação com o elevado número de casos das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, cujo índice de infestação na cidade é um dos maiores do Estado. Hospitais cheios e muita gente com os sintomas de dengue e zica vírus, principalmente na zona leste da cidade. Muitos apelos estão sendo feitos aos órgãos de saúde pública para desenvolver campanhas mais fortes de combate ao mosquito.

Chuvas e perdas agrícolas

As chuvas voltaram banhar o nosso Sertão seco, mas a longa estiagem já destruiu grande parte das lavouras, principalmente de milho. Segundo informações dos próprios produtores rurais de Cajazeiras, ainda será possível salvar alguma coisa do feijão, que é mais resistente à estiagem. Os agricultores sertanejos plantaram nas primeiras chuvas de janeiro, mas tiveram que enfrentar a irregularidade do período chuvoso.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: