header top bar

Elan Nascimento

section content

Os investimentos que mais renderam em 2023

26/01/2024 às 18h45

Os investimentos que mais renderam em 2023 (Imagem ilustrativa)

Por Elan Nascimento Apolinário

Assessor de Investimentos credenciado à XP Investimentos

O passado sempre nos ajuda a entender o presente e traçar cenários para o futuro, portanto, analisar os números de 2023 é uma tarefa comum no primeiro mês do ano, principalmente quando se trata de finanças.

Falando especificamente sobre investimentos, analisar a performance dos investimentos é uma prática importante para uma gestão financeira adequada e para a tomada de decisões informadas.

A análise da performance dos investimentos nos permite ajustar a alocação de ativos, modificar a carteira de investimentos e fazer possíveis mudanças necessárias para melhorar os resultados. Ao analisar o desempenho passado, os investidores podem aprender com experiências anteriores, ajudando a aprimorar a compreensão do mercado, a tolerância ao risco e as habilidades de tomada de decisão.

Como ocorre em todos os anos, no ano de 2023 as diferentes classes de investimentos não seguiram uma direção única, houveram os que se destacaram, os que surpreenderam, e como sempre, aqueles que decepcionaram.

No ponto mais alto do pódio, o bitcoin teve a maior rentabilidade do ano: 133%. Descontada a inflação acumulada até novembro, o retorno real do criptoativo foi de 124%. Ou seja, quem investiu na criptomoeda no início do ano viu o valor investido mais do que dobrar, entretanto, sempre é importante frisar que o bitcoin é um ativo muito volátil e nem todas as pessoas se enquadram no perfil de investidor mais alinhado a esse tipo de investimento.

Após ter caído aproximadamente 70% em 2022, essa alta expressiva do bitcoin em 2023 pode ser justificada pela expansão do mercado de ETFs de bitcoin no decorrer do ano, além de várias empresas terem adotado o bitcoin em suas operações.

Na segunda posição eis que surge uma surpresa, as ações. O Ibovespa, principal índice de referência do mercado de ações brasileiro e que retrata o desempenho médio das ações, teve retorno positivo de 22,3% em 2023, abatendo a inflação, a rentabilidade real ficou em 17,5%. Falo de surpresa porque a bolsa sofreu muito em 2023 e só no último trimestre deu sinal claro de crescimento, mas como sempre digo, o crescimento pode ser exponencial, e foi, só em novembro o índice apresentou valorização de aproximadamente 12,5%.

A aprovação de reformas (fiscal e tributária) no Brasil, a entrada de capital estrangeiro e a estabilização das taxas de juros nos Estados Unidos, foram importantes fatores que contribuíram para a boa performance do mercado de ações em 2023.

Completando o pódio não podia faltar um representante da renda fixa, os títulos públicos prefixados tiveram um retorno de 16,5% no ano. Sem a inflação, a alta foi de 12%. Essa boa performance dos prefixados se deve as taxas de juros ainda altas em 2023, apesar das quedas a partir do segundo semestre.

Do lado oposto, dólar, ouro e euro tiveram as três piores performances, com retornos negativos de 7,2%, 6% e 3,9%, respectivamente. Todos eles fazem parte de um grupo de ativos que comumente são utilizados para proteção de carteiras de investimento.

Confira o levantamento completo abaixo:

Fonte: Economática (com adaptações do autor) * Considerando a inflação acumulada até novembro de 2023.

É importante lembrar que o desempenho histórico de um investimento não garante que resultados semelhantes serão alcançados no futuro, pois existem vários fatores que contribuem para a incerteza dos retornos dos ativos financeiros, incluindo mudanças nas condições econômicas, eventos geopolíticos, flutuações nos mercados, e até mesmo mudanças na administração ou estratégia nos países e empresas.

Portanto, investidores devem considerar diversos aspectos ao tomar decisões de investimento, incluindo a análise dos fundamentos dos emissores dos ativos ou empresas, a diversificação da carteira de investimentos, a compreensão dos riscos envolvidos e a avaliação das condições macroeconômicas. Ademais, a consulta a profissionais do mercado ajuda na tomada de decisões mais respaldadas.

Elan Nascimento

Elan Nascimento

Elan Nascimento é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursa Especialização em Mercado Financeiro e de Capitais pela PUC Minas e concluiu MBA em Investimentos e Asset Allocation pelo Grupo Primo. É servidor público e assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos.
WhatsApp: (83) 99837-5740

Contato: [email protected]

Elan Nascimento

Elan Nascimento

Elan Nascimento é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursa Especialização em Mercado Financeiro e de Capitais pela PUC Minas e concluiu MBA em Investimentos e Asset Allocation pelo Grupo Primo. É servidor público e assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos.
WhatsApp: (83) 99837-5740

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: