header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Os Lances da semana

27/02/2008 às 06h53

Lance número um:
A visita do deputado federal, Wilson Santiago, na última segunda-feira, a cidade de São João do Rio do Peixe, ocasião em que recebeu justas homenagens da oposição daquele município, pelo fato de ter, finalmente oficializado o início das obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga São João a Marizopólis, despertou a ira da situação daquele município, que atende pelos nomes do prefeito Lavoisiser Dantas e deputado Zé Aldemir. A reação a essa visita foi imediata. Fontes daquele município, me informam, que tudo está confirmado, os dois sensibilizaram o Governador e ele vem a cidade na próxima terça-feira, dia 26. Segundo essas informações, o governador deverá fazer a inauguração da reforma da Escola Estadual Coronel Jacob Guilherme Frantz, obra essa já concluída e em funcionamento. Além disso, Lavoisier Dantas e o Deputado Zé Aldemir esperam o anuncio de mais investimentos em obras para o município. Só assim, os dois lavariam a alma, já que a oposição teria feito muito farra com a visita do deputado Santiago. O estilo é toma lá dá cá. E tem aliado do prefeito desafiando que eles agora tragam Lula. Isso é briga de gente grande.

Lance número dois:
Ninguém contesta, que o deputado Wilson Santiago é um sujeito educado, polido e habilidoso. Outra qualidade que pode ser relacionada nessa lista é a de ser muito justo e coerente nas suas afirmações. Sobre essa última, quem ouviu a sua entrevista coletiva em São João do Rio do Peixe, pode conferir. Vou explicar melhor: O deputado estadual Jeová Campos se intitulou de repórter e indagou do deputado Santiago, qual teria sido a participação do Governador Cássio Cunha Lima na construção da barragem de capivara. O deputado respondeu sem pestanejar, que a obra havia sido feita pelo governador, que teria entrado com uma contra-partida de 10%. É evidente que a resposta que Jeová queria ouvir não era essa, pois sabia, que a platéia era eminentemente maranhista. Assim o tiro saiu pela culatra.

Lance número três:
Pessoalmente, custo a acreditar na construção da estrada, BR 434, que liga o município de Uiraúna à BR 116 chegando ao município de Icó no estado do Ceará e que vai beneficiar em cheio, os municípios de Santarém, Bernardino Batista e Poço Dantas aqui na Paraíba. Muito eufórico e confiante estava o prefeito de Poço Dantas, Itamar Moreira, ele ficou otimista com a notícia que o deputado Santiago deu por ocasião da sua vinda a São João do Rio do Peixe. Segundo o deputado, o início da obra sofreu alguns atrasos de ordem administrativa, porém agora, no atual estágio, os recursos destinados ao início da sua construção deverão ser liberados nos próximos cinco meses. Se for realmente construída inúmeros benefícios vai trazer a região a referida rodovia. Somente para enumerar um dentre tantos, o percurso Uiraúna/Fortaleza será economizado em cem quilômetros. Os principais beneficiados, como o prefeito Itamar Moreira estão contando os dias.

Lance extra:
Nem de longe a situação de Itamar Mangueira, que é o pré-candidato a prefeito de Damísio Mangueira no município de Triunfo é das mais confortáveis e navega em águas tranqüilas. Ao contrário, na semana que terminou ontem, uma grande movimentação sinalizou numa direção adversa. Isto é, que o quadro está embaraçado e nem de longe já se definiu. As conversas com o PR de Cesário Neto não surtiram os efeitos esperados, há exigências a mais de ambas as partes e ao que parece, tudo volta ao que era antes, Cesário Neto continua candidato. Por outro lado, o fato mais complicador da campanha de Itamar Mangueira está relacionado a posição, já definitiva, do vereador Ednaldo dos Correios, que bateu o martelo e é pré-candidato a prefeito pelo PSB na oposição. Nesse sentido, Ednaldo já estaria conversando com o PMBD da professora de Inês Claudino alémdo PT do jovem Jânio Claudino. Imagina se a essas forças resolve se juntar o bloco comandado por Cesário Neto, que tem uma boa estrutura de candidatos a vereador. Aí a situação vai se complicar ainda mais, para o pré-candidato Itamar Mangueira. Se tudo isso não bastasse, o PPS, que hoje é aliado do prefeito, não está nada satisfeito com o rapa nos pré-candidatos a vereador do partido, que o prefeito fez. A revolta é muito grande e novidades podem acontecer no decorrer dessa semana. Aliás, hoje o PPS faz uma reunião à noite para discutir essa situação.

Último Lance:
Bem que eu falei aqui a alguns dias. Em reunião realizada na residência do empresário Luís Pereira, no distrito de Melancias, no município de Santa Helena, tudo ficou acertado e a chapa da situação, devidamente pronta para a sucessão municipal de outubro. Ficou assim, Elair. Como era de se esperar o cabeça de chapa e na condição de pré-candidata a vice, o nome escolhido, como anunciei aqui neste mesmo programa, a escolhida foi mesmo a vereadora Corrinha. Ela é representante do distrito de Melancias na Câmara Municipal, também teve uma expressiva votação na sede do município é presidente municipal do PTB do Deputado Armando Abílio, que deve está feliz com a escolha, já que foi o deputado federal do Prefeito Elair. Por outro lado, porém sem sair do assunto, o programa Novo Rádio Vivo desta sexta-feira, 22, da Rádio Alto Piranhas, trouxe a informação de que o empresário Emanuel Messias poderá ser o candidato das oposições em Santa Helena. Todo mundo sabe em Santa Helena que ele foi, em 2004, um forte aliado de Elair, esperava ser indicado candidato, caso Elair não fosse disputar a reeleição, como ele resolveu entrar na briga, Emanuel Messias, que tem um partido, está sendo assediado pelas oposições, para ser o pré-candidato e, assim enfrentar o prefeito Elair Brasileiro. Os próximos dias poderão trazer novidades na política de santa Helena, principalmente quando Emanuel Messias resolver falar e dizer de que lado está.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: